Neva durante a primavera de 2022 em São Joaquim na Serra Catarinense

Por Luiz Del Moura

O fato foi ocasionado pela baixa pressão em frente ao litoral do Rio Grande do Sul trazendo umidade e instabilidade (nuvens de chuva), aliado ao ar polar que se deslocou da Argentina proporcionando o cenário tipicamente climático para a formação da Neve.

A neve começou a cair logo no final da noite desta quinta (22) e se manteve pela madrugada de sexta (23). Os Turistas que estavam em um Restaurante Italiano, em São Joaquim, correram para ver a Neve.

Já na localidade de Cruzeiro, a cerca de 15km do centro de São Joaquim, a sensação térmica chegou a cerca de -20°C com as fortes rajadas de vento, e o cume das montanhas ficaram recobertos de neve.

A Neve chegou também a ser registrada em áreas isoladas dos municípios de Rio Rufino, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema. JA Em São Joaquim foi possível ver a neve em pleno centro da cidade.

Não neveva durante o equinócio de primavera desde 24 de setembro de 2013, quando nevou na c8dade de São Joaquim por volta de 12h50min e depois voltou a nevar no inicio da noite no Morro da Igreja em Bom Jardim da Serra e Cruzeiro em São Joaquim. Já em termos de intensidade, a última neve de primavera foi regsistrada em 22 de setembro de 2012 com um acúmulo de 0.5cm até 3cm.

As minímas do amanhecer com neve

-1.5°C Urupema / Epagri
-1.2°C Bom Jardim / INMET
-0.6°C São Joaquim / Caio Souza
-0.3°C Urubici / Nicoletti

Por São Joaquim Online

Leia também

Deixe um comentário

3 × 5 =