18 de Maio, o dia laranja!

Por Luiz Del Moura

Sessão Especial faz alusão ao dia de combate e Prevenção de Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

A data 18 de maio está marcada no calendário nacional como o dia do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha também ganhou força no município de Lages, que a partir do Projeto de Lei Nº 0064/2021 visa, entre outras atividades, promover debates e demais eventos voltados à atenção integral de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
Marcada pela cor Laranja, a data foi escolhida como uma triste homenagem à Araceli Sánchez, uma menina de 8 anos que acabou sendo assassinada no ano de 1973. Para que mais nenhuma criança ou adolescente seja vítima de violência, políticas públicas como a campanha do dia 18 de maio se fazem tão importantes.
Em alusão a data, foi realizado no Plenário Nereu Ramos uma Sessão Especial presidida pela vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas), com profissionais relacionados à área de proteção à crianças e adolescentes: Dr. Diego Schimitz, advogado e membro consultivo das Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar da OAB Santa Catarina; e Helena Carneiro Mendes, conselheira tutelar de Lages.
“A gente tem conversado com toda a rede, seja ela Mistério Público; Poder Judiciário; com as escolas; com os serviços de saúde; com serviços de assistência social no nosso município para que todos estejam preparados para receber essas crianças e adolescentes e falar sobre esse tema emblemático que é a exploração sexual e combater a todo e qualquer tipo de direito violado que as nossas crianças possam vir a sofrer ”afirma Katsumi.
Para dar ainda mais ênfase à ocasião, estavam também presentes os vereadores mirins, que contribuíram com suas dúvidas a respeito do tema e pretendem levar o assunto às suas escolas para serem discutidos em comunidade.
“Hoje foi bem informativo, eu fiz algumas perguntas para o advogado e para mentora, foi bem legal. (…) assim a vítima ela se mostra vítima e a gente pode levar para justiça, que essas ações e tem que ser tomadas e que se tenham providências”, conclui Marlon Godoi, Vereador Mirim.

Fotos: Bruno Heiderscheidt
Julia Adhara – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

dezoito − 11 =