Os prefeitos da Amures participaram na manhã desta sexta-feira (07), de assembleia geral no auditório da associação de municípios para discutir pautas pós eleições, uma vez que não teve assembleia em setembro, devido ao calendário eleitoral.
Conduzida pela presidente, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova, a reunião contou com a deputada federal reeleita Carmen Zanotto e o deputado estadual reeleito Marcius Machado, que reiteraram seus compromissos com a Serra Catarinense.
O presidente do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres Ronny Albert Westphal, participou da abertura da reunião e fez relato sobre dificuldades financeiras do hospital e a importância dos serviços que presta à comunidade.
Ronny Westphal falou do legado de 106 anos de história e filantropia do hospital.
E pediu ajuda no montante de R$ 387 mil mensal para auxiliar o custeio e convidou os prefeitos para conhecerem a estrutura do hospital.
Em seguida o presidente do Cisama, prefeito de Urupema, Evandro Frigo Pereira e o diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori mostraram como está o andamento do projeto da usina de asfalto.
O prefeito Antonio Ceron reiterou o compromisso de ajudar na implantação da usina de asfalto para atender aos municípios consorciados. Selênio falou, ainda, de emendas parlamentares para 2023, que devem entrar na previsão orçamentária do consórcio. Assim como as licenças ambientais que agora são exigências, mesmo em atividades de pequeno impacto ambiental.
Foi autorizado pelos prefeitos através do Cisama, estudos para firmar um termo de competência subsidiária com o Instituto do Meio Ambiente – Ima, com vistas a acompanhar os processos de licenciamentos.
O presidente do Consórcio de Saúde, prefeito de Rio Rufino Erlon Tancredo Costa, conduziu a pauta da saúde e pediu ao deputado Marcius Machado apoio para ajudar através da Assembleia Legislativa, a liberar os R$ 30 milhões aos consórcios públicos, que o deputado Marcos Vieira havia assumido compromisso antes das eleições.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi apresentou a previsão dos índices do Movimento Econômico para 2023 e falou também, sobre a o retorno previsto do ICMS Educação. Segundo ele, há uma tendência de queda no retorno financeiro aos municípios com a nova base de cálculo e alertou que poderá impactar negativamente nos municípios.
Outro alerta foi de que a nota fiscal de produtor rural passará a ser eletrônica, a partir do segundo semestre de 2023 e os municípios terão de se adequar à esta nova realidade. A assessora de turismo da Amures Ana Vieira, apresentou aos prefeitos a Plataforma Almanach da SANTUR, uma ferramenta de gestão de dados turístico que reúne dados e busca facilitar na organização, apresentação e compreensão dos dados das atividades características do turismo.
Amures e deputados eleitos alinham ações em prol da Serra Catarinense
12