Encerrando o ciclo de um ano eleitoral, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina realizou a diplomação da prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto, do vice-prefeito Jair Júnior e dos vereadores. A cerimônia aconteceu na noite de quarta-feira (18), no auditório da Unifacvest.
A diplomação dos eleitos é um ato oficial da Justiça Eleitoral, por meio do qual os candidatos em cada eleição são reconhecidos como aptos a assumir os cargos para os quais foram escolhidos pelo eleitorado. As audiências são organizadas em cada uma das zonas eleitorais ao redor do estado.
A cerimônia foi cercada de simbologias e contou com a presença da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC)
desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta que, em seu discurso, ressaltou a importância de mais uma mulher assumir o comando de uma das cidades mais importantes do estado.
“Chegou a hora de as mulheres mostrarem a sua inteligência, se unirem aos homens para construírem um mundo melhor e foi por isso que fiz questão de estar presente nesta diplomação.”
O juiz da 21ª Zona Eleitoral, Joarez Rusch, que presidiu a cerimônia, começou falando da história de Lages e lembrou que o primeiro prefeito foi João de Castro Nunes, tendo assumido em 1º de março de 1892 e, só agora, em 2024, o município terá uma mulher no comando.
Carmen Zanotto, emocionada, citou e agradeceu a sua mãe pela presença em sua caminhada como servidora pública e pelos bons exemplos que a guiaram nessa trajetória.
A prefeita diplomada falou sobre como a cidade precisa de muito trabalho nos diferentes setores, como educação, saneamento, infraestrutura, saúde. E se comprometeu, a trabalhar, assim como todos os servidores da Prefeitura de Lages, para mudar a realidade da população da cidade.
“Cada servidor da Prefeitura de Lages, efetivos ou contratados, será acolhido, mas, com certeza, ninguém se furtará do trabalho para fazer uma Lages mais próspera.”
Carmen também chamou à responsabilidade os vereadores que, a partir de 1º de janeiro de 2025, serão responsáveis por legislar
“Os textos que passarem pela Câmara de Vereadores serão amplamente discutidos e devem servir à população e não servir a si mesmo. Meu compromisso é com todo o povo lageano. Só cuidando de todos é que teremos a Lages que queremos.”
“Lages, me preparei para este momento. Vamos seguir em frente com coragem, responsabilidade e muito trabalho. Vamos juntos, fazer de Lages um exemplo para Santa Catarina e para o Brasil. O melhor de Lages está por vir,” conclui.
Homenagem à cidadania
Com 97 anos, Damira Sabatini Fernandes foi homenageada pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina. Ela recebeu um diploma das mãos do juiz da 21ª Zona Eleitoral, Joarez Rusch, e foi citada como exemplo de cidadania, por, apesar de não ter a obrigação, ter comparecido às urnas no dia 6 de outubro, para votar, escolher seus representantes e exercer sua cidadania.
“A senhora é um exemplo a ser seguido por cada cidadão,” disse Carmen Zanotto.
Fonte: Folha da Serra – Foto: Folha da Serra