Deputado demonstra preocupação com episódios trágicos envolvendo crianças em SC

Por Luiz Del Moura

Tragédias com crianças são tema de pronunciamento na Alesc
O Parlamento catarinense abordou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (9), um assunto delicado e preocupante. O deputado Mário Motta (PSD) usou a tribuna para falar sobre os episódios trágicos, ocorridos no último mês, envolvendo crianças. Os fatos, que abalaram Santa Catarina, trazem à tona números que preocupam e chocam.

Casos recentes de violência infantil
De acordo com Mário Motta, na última semana, a atenção voltou-se para a morte de duas crianças e a hospitalização de outra, as quais foram vítimas de agressões graves. Os casos aconteceram nas cidades de Florianópolis, Joaçaba e Caçador. “São casos que nos entristecem e nos indignam, não podendo ser vistos como situações quase normais e isoladas. Essas situações evidenciam fragilidade na atuação da rede de proteção de nossas crianças e adolescentes”, comentou.

O caso do menino Moisés
O caso do menino Moisés, de apenas quatro anos, autista e não verbal, foi usado como exemplo de atenção necessária. “Ele chegou ao hospital já sem vida, com o corpo marcado por violência. É doloroso constatar que já em maio deste ano o pequeno Moisés já havia ficado internado por 12 dias em circunstâncias que levantaram suspeitas de violência familiar. Ainda assim, não houve uma intervenção capaz de evitar o desfecho fatal.”

Dados do Anuário de Segurança Pública
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Santa Catarina ocupa a terceira posição entre os estados do Brasil com o maior registro de maus tratos contra crianças e adolescentes. São 134,8 casos por cada 100 mil habitantes.

Além disso, o estado contabilizou 24 mortes violentas intencionais no último período analisado. “Não pensem que me orgulho de divulgar esses números. Esses dados falariam por si, mas eles exigem uma resposta rápida, coordenada e efetiva do poder público. Portanto, não se trata apenas de uma obrigação legal, é um dever moral e humano que devemos assumir em conjunto”, pontuou o deputado.

Indicação para ações imediatas
A preocupação do parlamentar levou a apresentar uma indicação à Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família, sugerindo a avaliação e medidas urgentes para o fortalecimento da rede de proteção a crianças e adolescentes de SC.

“Precisamos dar ênfase na prevenção e enfrentamento contra a violência. Precisamos construir uma rede sólida capaz de agir antes que tragédias irreparáveis voltem a acontecer. Precisamos sair da lógica da reação tardia para a lógica da prevenção efetiva “, destacou Motta.

Críticas ao governo federal e elogio ao estadual
Ainda durante a sessão, o deputado Junior Cardoso (PRD) usou a tribuna para fazer críticas ao governo federal. O parlamentar citou os altos gastos do governo federal para atender a demanda de hospedagem na COP30, que acontece no mês de novembro no estado do Pará.

Após as críticas ao governo federal, Cardoso elogiou a ação do governo do estado com a preocupação com a segurança pública. “O governador Jorginho comprou 350 fuzis. A esquerda está enlouquecida, pois acreditam que não se deve gastar dinheiro com segurança. Parabéns ao governador que teve a atitude de falar que está cansado com pessoas que vêm incomodar e dar trabalho.”

Leia também

Deixe um comentário