Deputado Marcius Machado homenageia Uniplac na Alesc

Por Claudio Santos

Há 65 anos, eram dados os primeiros passos para a criação de uma das primeiras instituições de ensino da região Serrana. A Universidade do Planalto Catarinense comemora este ano a data histórica e o deputado Marcius Machado (PL) organizou homenagem no plenário da Assembleia Legislativa.

O reitor Kaio do Amarante, o presidente da Fundação Uniplac Antônio Carlos Floriani, o Pró-Reitor de Ensino Alexandre Tripoli e a Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Lilia Kanan receberam das mãos do deputado Marcius o reconhecimento e a congratulação pela comemoração da data. Convidado para usar a tribuna da Alesc, Kaio destacou a trajetória de sucesso da universidade.

“A Uniplac é um grande patrimônio da Serra Catarinense, em ensino, pesquisa, extensão e cultura. A mais antiga instituição fundada em no Estado, quando um grupo de idealizadores pensou que a Serra Catarinense precisava evoluir. A região conseguiu crescer porque a universidade se fez presentes e cresceu em todo o País” destacou Kaio

Kaio ainda comemorou o recorde de matrículas neste semestre. “Foram mais de 1300 calouros que acreditaram na nossa instituição. Nossa universidade está no caminho da ciência de ponta e levando conhecimento e pesquisa para todos os cantos do mundo”, frisou.

O deputado Marcius Machado, autor da homenagem, relembrou dos tempos em que frequentava os corredores da Uniplac como aluno. “Eu sou filho desta universidade, contribui como presidente do DCE, eleito e reeleito em 2005 e 2008. Cobramos aqui nessa casa a ampliação do artigo 170 e do 171. Há 65 anos, homens e mulheres visionários acreditaram na educação de qualidade e em desenvolver uma região tão carente. Hoje, a região serrana é referência”.

Marcius também comemora o projeto de implantação da clínica de hidroterapia, que será construída na Uniplac com recursos de R$ 1,2 milhão através de emenda impositiva e projeto realizado pela equipe de engenharia do deputado. “Serão mais de 4 mil atendimentos, para que as pessoas possam ter qualidade de vida, em abundância”.

“A universidade é um legado no coração das pessoas. Quando se formam e chegam nas comunidades do Painel, Campo Belo do Sul, Otacílio Costa, Correia Pinto, Bom Jardim da Serra e nos mais variados rincões, transformando aquela realidade, seja na fisioterapia, odontologia, medicina, matemática com professores. Santa Catarina aplaude a Uniplac, de pé”, concluiu Marcius.

A Universidade do Planalto Catarinense foi fundada em 19 de julho de 1959, quando a Associação Catarinense de Cultura (ACC) estabeleceu as bases para o ensino superior na região, fundando as primeiras faculdades em Lages.

Desde então, a instituição evoluiu significativamente, passando pela transformação da Fundação Educacional de Lages (FEL) para a Fundação Universidade do Planalto Catarinense (UPC). Ao longo dos anos, a Uniplac ampliou sua base acadêmica, abraçando novas áreas de conhecimento e fortalecendo sua presença na comunidade.

A busca pela excelência acadêmica foi evidenciada pela criação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) em 1984, seguida pelo lançamento de programas de pós-graduação em 1987. Na década de 90, a Uniplac iniciou o processo de se tornar uma universidade, alcançando o reconhecimento oficial em 1999.

Leia também

Deixe um comentário

nine + seventeen =