Dia das Mulheres na Câmara é celebrado com Sessão Especial

Por Luiz Del Moura

Todo dia 8 de março é marcado por fortes homenagens àquelas que lutam por seu espaço diariamente; que traçam sua dupla jornada enquanto se preocupam com o mundo que deixarão de herança para as próximas que virão; que garantem seu legado de conquistas grandes e pequenas e que fazem toda a diferença. A todas as mulheres do mundo, nossa mais sincera admiração.

Para celebrar tantas conquistas femininas ao longo dos anos, a Câmara Municipal de Lages realizou uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O Plenário Nereu Ramos esteve todo decorado em lilás, com cartazes desenhados a mão e quase todas as cadeiras ocupadas, em sua maioria, por mulheres. O evento ainda teve sua mesa de trabalhos composta exclusivamente por mulheres, que deram depoimentos sobre suas profissões e visões de como é ser mulher em uma sociedade ainda marcada pelo machismo.

A sessão foi idealizada pela Procuradoria Especial da Mulher, composta pelas vereadoras Elaine Moraes (Cidadania), Katsumi Yamaguchi (Progressistas) e presidida pela vereadora Suzana Duarte (Cidadania), que também comandou a reunião nesta terça-feira, dia 8. “Muito se avançou nesses cem anos, muitos direitos foram conquistados e isso é motivo de comemoração, tudo aquilo o que nós conquistamos. Ainda assim estamos muito distantes de alcançarmos o ideal. Os casos de violência vêm aumentando, as mulheres em situação de vulnerabilidade também. Por isso todos nós deveríamos usar esse dia para refletir e buscar cada vez mais a igualdade, a sororidade e principalmente, o respeito”, afirma Suzana.

Entre os presentes, estava a engenheira civil Mayara Zanotto, que agradeceu o convite e a oportunidade de poder falar para tantas mulheres em um evento cujo objetivo era empoderar. “Me senti muito horada por pensar que eu estou no caminho, que eu estou tentando fazer a diferença e podendo espelhar outras mulheres!”.

Compondo a mesa estavam: Belmira Antunes da Cruz – produtora rural da economia solidária; Millena Borssatto – atleta de futsal; Venicia Mello (Penélope) – motorista particular; Jô Antunes – professora doutora; Mayara Zanotto – engenheira civil e coordenadora de núcleo da Acil; Helena Anjos Santos – açougueira; Carla Luciane Lima – mestre churrasqueira; Janina Dias Cavalheiro – mecânica de caminhões. Também presentes estavam as ex-vereadoras do município de Lages, Terezinha Carneiro (1977–1982) e Elza Moreto (1993-1996; 1997-2000; 2001-2004) que deram seus depoimentos e considerações sobre a causa.

Fotos: Victor Liz Pereira (Câmara de Lages)

Leia também

Deixe um comentário

7 − 6 =