Escola do Legislativo fecha o ano com a sessão dos Vereadores Mirins

Por Luiz Del Moura

Presidida pela vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas), a Escola do Legislativo da Serra encerrou seu calendário de atividades no ano de 2023 com a realização da sessão ordinária do Programa “Vereador Mirim”.

O expediente aconteceu na tarde desta terça-feira (11), no Plenário Nereu Ramos da Câmara de Vereadores de Lages. Seguindo os moldes das sessões da Casa Legislativa, os jovens usaram a tribuna para apresentar suas pautas e debateram em defesa dos seus projetos.

Cada estudante foi acolhido por um gabinete parlamentar, tendo o vereador e seus assessores como referência na condução dos trabalhos com orientação, suporte e apoio para produzirem as suas matérias.

O programa é desenvolvido com jovens estudantes de até 14 anos. A forma de atuação de um parlamentar, suas atribuições e a importância do Poder Legislativo para toda a sociedade permearam o período em que os vereadores e vereadoras mirins participaram do projeto. Entre as diversas atividades desenvolvidas houveram estudos sobre a Constituição, visitas aos poderes Executivo e Judiciário e treinamentos para a sessão teste, como postura, oratória e outros.

Segundo Katsumi, é possível perceber que alguns já demonstraram interesse pela política e sua importância. “Acredito que muito em breve veremos alguns deles disputando os pleitos e alguns, com certeza, serão representantes da sociedade no parlamento desta Casa. É um dos principais pilares deste programa, mostrar para eles que política é coisa séria, é uma ferramenta de transformação”, disse a presidente da Escola.

Vereador mirim e Presidente da Mesa Diretora, Breno Paulo Nogueira comentou sobre a contribuição do aprendizado para ele. “Aprendi sobre as funções de vereador, dos assessores e de cada um dos Poderes. Entendi que a forma de contribuir está na fiscalização e na forma cobrar soluções”, disse.

Assista na íntegra a sessão em: Vereadores Mirins

Matéria TV Câmara

Foto: Bruno Heiderscheidt

Leia também

Deixe um comentário

2 × quatro =