Estado lança o quarto fascículo do Atlas Geográfico de Santa Catarina focado na infraestrutura do estado

Por Luiz Del Moura

O quarto Fascículo do Atlas Geográfico de Santa Catarina (Infraestrutura) foi lançado nesta quinta-feira, 18, no Hall de entrada do Centro Administrativo, em Florianópolis. O evento contou com a presença da coordenadora do projeto, professora Isa de Oliveira Rocha, do reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli e do secretário de Estado do Planejamento, Edgar Usuy.

A elaboração e publicação do material foi realizada com a cooperação técnico-científica da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) com a Udesc, nas áreas de Cartografia, Geoprocessamento, Estatística e Geografia.

O Atlas de Infraestrutura apresenta, ao longo de nove capítulos, mapas, textos, dados, informações e análises, abrangendo o cenário da infraestrutura no território de Santa Catarina, desde o passado até o presente. Com temática diretamente relacionada às ações propostas no Plano de Governo, o material destaca a malha rodoviária, Internet, entre outras ações nos nove eixos contemplados.

O governador Jorginho Mello é o autor do texto de apresentação, que reúne materiais elaborados por pesquisadores de diferentes instituições governamentais como a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e instituições de ensino como Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Instituto Federal de Educação de Santa Catarina / Campus Jaraguá do Sul e Campus Gaspar (IFSC).

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O secretário do Planejamento, Edgard Usuy, afirma que “a elaboração deste material proporciona um maior conhecimento sobre o desenvolvimento das regiões do nosso estado, além de que os estudos e projeções apresentadas contribuem com o desenvolvimento de ações estratégicas e de planejamento.” O secretário reforça ainda que cerca de 3.500 exemplares serão distribuídos para a rede estadual de ensino.

A coordenadora do projeto, professora Isa de Oliveira Rocha, explica a importância da entrega do Atlas que conta sobre a infraestrutura catarinense e será usado como estudo por diversos pesquisadores durante anos. “Agradecemos a Secretaria de Planejamento pela parceria e pelo esforço de todos os pesquisadores e instituições. Também agradeço a Secretaria da Infraestrutura pela parceria e pelos trabalhos em conjunto, por causa desse trabalho estivemos aqui hoje lançando esse projeto”.

O reitor da Udesc, José Fernando Fragalli, enfatiza a importância para a instituição em entregar de volta para os catarinenses o imposto que cada cidadão paga diariamente, fornecendo uma grande contribuição para o estado. “Será útil como um todo para o estado tomar as melhores decisões em relação a infraestrutura. Então, a Udesc em forma de devolver todo o investimento da população, entrega um trabalho único que irá beneficiar toda a infraestrutura catarinense”.

João Eduardo Cardoso Pinheiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Leia também

Deixe um comentário

onze + catorze =