Durante três dias, gestores públicos de todas as regiões do Estado vão debater sobre temas fundamentais para melhoria do ambiente de negócios, como desburocratização, compras públicas e inovação
Entre os dias 4 e 6 de junho, o Sebrae/SC realiza a edição catarinense do Transformar Juntos 2024, iniciativa que reúne mais de 1.500 servidores, de 150 municípios catarinenses, para debater pautas relacionadas à eficiência da gestão pública. Participam do evento diferentes atores da gestão municipal, como prefeitos, secretários, agentes de desenvolvimento e servidores que trabalham com compras públicas, licitação, planejamento, entre outros. O Transformar Juntos é destinado aos municípios participantes do Programa Cidade Empreendedora e será realizado no Costão do Santinho.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Búrigo Zanuzzi, explica que o Transformar Juntos busca ser um grande palco para o debate sobre a eficiência na gestão pública. “Estruturamos uma programação que consolida temas fundamentais para a melhoria do ambiente de negócios. Com esse evento, o Sebrae/SC busca apoiar os servidores municipais a compreender o cenário atual e orientar as prefeituras a serem cada vez mais eficientes na sua gestão, visando o desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, comenta.
Entre as temáticas que serão abordadas, destaque para a reforma tributária e o impacto dela nos municípios catarinenses, a nova lei de licitações e o panorama das compras públicas de Santa Catarina, inovação nas contratações públicas, e os desafios enfrentados pelas prefeituras para comprar das micro e pequenas empresas. Além disso, serão realizados painéis sobre simplificação e apresentação de cases nacionais em desburocratização.
Outro grande destaque do evento são os painéis sobre captação de Recursos Públicos via editais e pelas Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Dados públicos extraídos da Plataforma Transferegov, no período de 2008 a 2021, mostram que 83% dos recursos federais disponíveis não foram acessados por falta de projetos bem estruturados. Dos projetos que tiveram envergadura para buscar os recursos, apenas 18% conseguiram ter acesso ao dinheiro, os demais travaram por problemas burocráticos ou de elaboração técnica. “Os números são alarmantes e precisamos olhar com clareza para eles. Ao trazer esse tema para o debate, o Sebrae/SC busca caminhos para orientar os municípios a ter acesso a esse dinheiro, que podem transformar a realidade de muitas cidades catarinenses”, comenta o diretor Fábio Zanuzzi.
Por Assessoria Imprensa Sebrae SC