Exemplo do voluntariado em Lages, Rotary Club é homenageado na Câmara

Por Luiz Del Moura

Em comemoração ao Dia Municipal do Rotary, celebrado em 22 de fevereiro, o Poder Legislativo Lageano realizou no dia 24 uma sessão solene para reverenciar os cinco clubes rotarianos atuantes em Lages. O Rotary Club é uma instituição internacional com 117 anos de história e conta com a ação voluntária de mais de 1.2 milhões de pessoas em 200 países. A proposição se deu mediante a aprovação unânime do projeto de decreto legislativo 002/2022, de autoria da vereadora Prof.ª Elaine Moraes (Cidadania).

No início de seu discurso, Elaine Moraes manifestou tristeza pela invasão russa ao território da Ucrânia, ocorrido naquela manhã, e alertou sobre as consequências deste ataque para todos – principalmente aos menos privilegiados. Para ela, instituições e pessoas com espírito nobre se fazem ainda mais necessárias neste momento para auxiliarem os mais necessitados e contribuírem com a diminuição das desigualdades. “Bem-aventuradas às comunidades, ao exemplo de Lages, que possuem em seu seio entidades como o Rotary Club, composto por pessoas que operam pelo bem do planeta, do país e de suas comunidades”, destaca.

Segundo a vereadora, a presença do Rotary gera segurança e convicção de que Lages conta com um parceiro positivo, sensível e eficaz. “A singela homenagem prestada hoje pelo Poder Legislativo ao Rotary Club, tenham certeza, não paga o que essa organização já fez pela nossa cidade, mas é o mecanismo que essa Casa possui para, de coração, dizer: ‘obrigada ao Rotary Club, obrigada a todos os rotarianos’”.

Receberam placas do Poder Legislativo Lageano, o Rotary Club de Lages (fundado em 1948), Rotary Club Lages Norte (1959), Rotary Club Lages Coral (1987), Rotary Club Lages Alvorada (2011) e Rotary Club Lages Catedral (2014). As entidades foram representadas, respectivamente, por Mônica Nogari Borges de Menezes, Cleber de Souza Borges, Ademar Varela, Daniel Engel e Pamela Aguiar Lins. Também foram homenageadas as rotarianas Ana Paula Alexandre Coelho e Vera Terezinha Conrad, além da própria vereadora Elaine Moraes.

Rotary trabalha sob as diretrizes de sustentabilidade da ONU

Governadora dos Rotary’s em Lages e integrante do Club Alvorada, Maria Alice Baggio se disse muito honrada por representar uma instituição global que participou da fundação da Organização das Nações Unidas (ONU) e é parceira da OMS. “Nós, rotarianos, imaginamos um mundo que merece o melhor que temos a oferecer. (…) Nossos valores são o serviço, a liderança, a ética, o companheirismo e a diversidade. Somos indivíduos diferentes, mas unidos pela humanidade. O que cria verdadeira paixão e senso de propósito nas pessoas é o que temos a oferecer: o voluntariado, o crescimento pessoal, o desenvolvimento de habilidades de liderança e amizades por toda a vida”, conta Maria Alice.

Ela explica que a instituição trabalha em projetos alinhados às diretrizes de sustentabilidade da ONU: paz, prevenção e solução de conflitos; saúde materna e infantil; desenvolvimento econômico comunitário; educação básica e alfabetização; recursos hídricos e meio ambiente. Nesse ínterim, estão implantando o projeto “Plante essa Ideia”, com o plantio de árvores nativas nas regiões da Serra, Oeste e Norte de Santa Catarina.

Bispo da Diocese de Lages, dom Guilherme Werlang deixou sua gratidão e reconhecimento aos serviços prestados pelos rotarianos, os quais presenciou em muitos dos lugares por onde passou. “Em nome da Diocese, expresso nossa profunda gratidão por todo o bem que já fizeram, sejam nos invernos rigorosos, com a pandemia, entre outras ações onde o Rotary sempre está presente e atuando em conjunto com tantas outras entidades”, comentou o bispo, que também orou pela paz no leste europeu.

Representante do Poder Executivo no evento, o secretário municipal de Assistência Social e vereador licenciado desta Casa, Jean Pierre Ezequiel, discorreu sobre a esperança que o Rotary representa nas pessoas que ganham uma cadeira de roda, um alimento, uma cama hospitalar e àqueles que sobreviveram à Covid por conta de tais ações. “Esperança é a palavra que simboliza, com toda a certeza, o que esta entidade representa em seus 117 anos de batalhas”. Ele também ressaltou a estima e a boa relação que a Prefeitura tem para com o Rotary.  Assista à íntegra da sessão solene do Rotary.

Fotos: Nilton Wolff/Everton Gregório – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

2 + 4 =