O Poder Legislativo Lageano manifesta condolências aos familiares e amigos enlutados de Wilma Machado Carrilho – primeira vereadora de Lages – falecida neste domingo (04/09). O velório está acontecendo no Memorial Cristo Rei (rua Dom Joaquim do Arco Verde, nº 103, bairro Santa Rita) e o sepultamento será nesta segunda-feira, às 10h, no cemitério Cruz das Almas.
A biografia “Uma vida, muitas obras – O legado de Wilma Machado Carrilho às novas gerações”, descreve o pioneirismo de Wilma. Além de ser a primeira vereadora de Lages, ao assumir vaga como suplente em 1962, durante a 4ª Legislatura, ela foi também a primeira médica lageana (formada em 1956), a primeira catarinense inscrita no Conselho Regional de Medicina (em 1958) e a primeira presidente do Clube Soroptimista de Lages.
Destacada filantropa, fundou ou foi colaboradora na construção de instituições como a creche Domingas Bianchini (a primeira da cidade), o educandário Maria de Castro Arruda; a Cruzada Espírita de Evangelização Educacional; o Hospital Infantil Seara do Bem; e de projetos socioassistenciais como o Sopão Santa Clara.