Músicos Paulinho Guazzelli e Victor Al Colombo serão homenageados na Câmara

Por Luiz Del Moura

Uma sessão solene do Poder Legislativo Lageano vai celebrar os relevantes serviços prestados em prol da cultura na cidade de Lages pelos músicos Paulinho Guazzelli e Victor Al Colombo. Eles receberão honrarias no dia 11 de agosto, às 19 horas, no Plenário Nereu Ramos. A homenagem decorre da aprovação do projeto de decreto legislativo 010/22, de autoria da vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas). A sessão é aberta ao público e todos são convidados a participar.

Mais sobre os homenageados

Registrado como Paulo Henrique Guasselli de Souza, Paulinho adotou o nome artístico com os dois Z’s por ser esta a grafia correta do nome, mas que foi alterada devido a um erro no alistamento de seu avô no exército. Ele iniciou na música aos 12 anos, com aulas de vocal e gaita e logo passou a se apresentar junto do cantor e familiar Luiz Guazzelli. Fez parte do grupo Piazitos de São Joaquim, do Chimango, onde gravou dois CD’s, e do Entrevero Serrano, no qual também participou da gravação de mais dois discos.
Tomou parte de diversos festivais, obtendo destaque na Sapecada da Canção Nativa com a canção “Campeando Alçado”, popularmente conhecida como “Pega o Porco”, de autoria do amigo Eduardo Moreira. Há alguns anos participa da divulgação da Festa Nacional do Pinhão, além de se apresentar em carreira solo e pela Fundação Cultural de Lages, em dupla com o amigo e colega Victor Colombo. Ainda participou do Programa do Ratinho na SBT, conquistando público e jurados e divulgando nacionalmente o nome de Lages e da região.
Autodidata, o lageano Victor Al Colombo iniciou sua carreira musical em 2010 se apresentando com os colegas do Trio Serrano em hotéis fazenda da região. Foi eleito “músico revelação” do festival Paçoca da Canção Nativa, em Capão Alto no ano de 2012. No ano seguinte venceu, junto de seus colegas, o festival “Viva a Serra”, em Urupema. Com o passar dos anos, seguiu tocando em bares, restaurantes, pousadas e diversos eventos.
A partir de 2018 se junta a Paulinho Guazzelli, que viria a se tornar seu padrinho de casamento, para tocar de forma voluntária no Natal Felicidade. No ano seguinte passa a fazer parte da equipe da Fundação Cultural, se apresentando em eventos do município, tais como o Recanto do Pinhão e a Festa do Pinhão, divulgando Lages por todo o estado. Também realiza trabalhos sociais voluntários em ONG’s como a Apae, centros de tratamentos e de assistência social, hospitais e asilos.

Acesse o documento original: PDL 010/2022.

Everton Gregório – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

dois + 10 =