O prefeito de Bom Jardim da Serra e presidente da Amures, Pedro Ostetto, comunicou na manhã dessa sexta-feira (28), uma licença de 30 dias. Ele segue para uma viagem com a família e transmitiu o comando da associação de municípios à vice, a prefeita de Urupema, Cristiane Pagani.
A transmissão de cargo aconteceu em assembleia de prefeitos no auditório da Amures. Pedro Ostetto determinou que em abril, os prefeitos sejam convocados para uma reunião fechada acompanhado dos vice-prefeitos. A pauta do encontro, local e data, ainda será definida. O presidente da Amures também recomendou aos prefeitos, a importância de estarem com projetos prontos para o encontro do programa Santa Catarina Levada a Sério, que deve acontecer em breve com o governador Jorginho Mello.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, alertou os prefeitos para enviarem as equipes técnicas para reunião com o Tribunal de Contas sobre ICMS Educação, no dia 10 de abril. Ele também informou sobre o processo seletivo da Amures e pediu homologação para contratar três engenheiros, um arquiteto, um turismólogo e um auxiliar administrativo.
A prefeita Cristiani Pagani agradeceu ao presidente da Amures pela oportunidade e reiterou as parcerias entre os prefeitos. Já a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, fez um relato da viagem que participou com um grupo de empresários à Porto Alegre, para conhecer as experiências do Pacto Alegre. Ela também destacou a importância da troca de informações como modelo ao Pacto pela Aceleração do Território da Serra Catarinense.
A prefeita de São José do Cerrito, Tainara Raitz, recebeu apoio da Amures e teve aprovado pelos prefeitos o aporte financeiro para implementar um projeto modelo de Casas Subterrâneas em parceria com Sebrae. Ela agradeceu aos colegas pela parceria. A assembleia teve ainda, pautas do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama e do Consórcio Interfederativo de Saúde – Cisamures.
Uma equipe da Regional de Saúde de Lages, falou aos prefeitos sobre o projeto PlanificaSUS, que tem objetivo de implantar em escala a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde e fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada na organização da Rede de Atenção à Saúde no SUS.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures