Poder Legislativo celebra o trabalho do Rotary em Lages

Por Luiz Del Moura

“Uma instituição que busca promover a paz, combater doenças, fornecer água limpa e saneamento, cuidar da saúde de mães e filhos, apoiar a educação, favorecer o desenvolvimento econômico e proteger o meio ambiente é imprescindível para qualquer sociedade. Para nós, lageanos, e àqueles que escolheram a nossa terra para viver, é uma grande honra contarmos com a presença do Rotary em nossa cidade”, assim a vereadora Prof.ª Elaine Moraes (Cidadania) definiu a importância dos clubes rotarianos de Lages na sessão solene realizada pela Câmara na noite de 22 de fevereiro.

Nove instituições foram homenageadas: Rotary Club de Lages, Rotary Club de Lages Norte, Rotary Club de Lages Coral, Rotary Club de Lages Alvorada, Rotary Club de Lages Catedral, Rotary Club de Lages Araucária, Associação de Senhoras Rotarianas, Rotaract Club de Lages e o RotaKids de Lages. Proponente da solenidade, Elaine Moraes também é autora do projeto de lei 146/2021, aprovado de maneira unânime na Câmara e que deu origem à lei 4544/2021, que institui o 23 de fevereiro como o Dia Municipal do Rotary.

Instituição completa 100 anos no Brasil

Fundada em 23 de fevereiro de 1905 pelo advogado Paul Harris e um grupo de empresários da cidade estadunidense de Chicago, o Rotary ganhou adeptos ao redor do mundo e conta hoje com mais de 1.4 milhão de voluntários espalhados em 35 mil clubes de 218 países. No Brasil, o primeiro Rotary foi instalado no Rio de Janeiro em 1923, portanto, completa seu centenário neste ano.

Primeiro dos convidados a se manifestar na sessão solene, o diretor de Serviços Internacionais do Rotaract Lages, Henrique Ortiz, citou o filósofo Immanuel Kant ao dizer que a felicidade não é um ideal da razão, mas da imaginação. “Movido por este sonho imaginário, pessoas como os presentes nesta noite trabalham e provam que aquilo que os precursores do Rotary imaginavam, era possível. (…) Se alguém pode mudar a vida dos lageanos, seja a partir de uma campanha de inverno ou da doação de cadeiras de rodas, são os homenageados dessa noite”, destacou.

Monica Nogara Borges, representante do Clube Rotary Lages (o mais antigo da cidade), fez questão de ressaltar cada um dos 88 rotarianos, dos 39 jovens do Rotaract, das 15 crianças do Rotakids e das 12 senhoras rotarianas. “Temos orgulho do serviço prestado pelos nossos antepassados e pela nossa geração. Mesmo com as limitações da pandemia, com a perda de companheiros valiosos, o Rotary não parou, o que demonstra nossa força de trabalho e comprometimento com a comunidade. Temos muitos desafios, mas sabemos que podemos superá-los”, afirma Monica, que dá às boas-vindas ao clube a qualquer pessoa que se identifique com a filosofia rotariana e deseje servir ao próximo.

Governadora do Distrito 4740 do Rotary, Maria Alice Baggio conta que os valores do clube estão alicerçados no serviço, liderança, ética, companheirismo e diversidade. “Somos diferentes, mas unidos pelas boas ações. O que cria paixão e senso de propósito nas pessoas é o voluntariado, o crescimento pessoal, o desenvolvimento de habilidades, lideranças e amizades para toda vida”, aponta ela, que conclui: “Os rotarianos são pessoas comuns que unidas fazem o extraordinário. A experiência de acordar todos os dias com a perspectiva de fazer a diferença na sua comunidade faz com que você crie um sentido para a vida. A oportunidade de servir no Rotary tira a pessoa do isolamento social, da depressão, de problemas emocionais, principalmente depois da pandemi a. As portas do Rotary estão abertas e precisamos de vocês!”.

Em nome do Poder Executivo Municipal, o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, elogiou o trabalho voluntário, a garra, a coragem, a determinação e a união que os rotarianos demonstram no dia-a-dia. O gestor vislumbra um amanhã promissor: “Com certeza, nosso futuro estará garantido nas mãos das crianças do Rotakids e dos jovens do Rotaract. O senso de disciplina, de companheirismo e de amor ao próximo que vocês passam a eles fará a diferença na vida de muitas pessoas”.

Para assistir a sessão completa, acesse o nosso canal no YouTube.

Assista ainda a reportagem televisiva da TV Câmara sobre a homenagem.

Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages)

Everton Gregório – Jornalista | Câmara de Lages

Leia também

Deixe um comentário

16 − catorze =