Prefeito em exercício, Juliano Polese, participa de ato online de inauguração de laboratório em Portugal em cooperação com instituições de Lages

Por Luiz Del Moura

O prefeito em exercício Juliano Polese, participou na manhã dessa terça-feira (18 de janeiro), de forma online da inauguração, junto à Incubadora de Empresas do Instituto Politécnico de Beja – IPBeja na região do Alentejo em Portugal, da sede portuguesa do Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo – Lidere.

O ato de inauguração aconteceu nos formatos presencial e online para facilitar a participação das autoridades em Portugal e no Brasil. Estavam presentes em Portugal o reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Prof. Dr. Mauricio Gariba Junior, e a presidente do IPBeja, Prof.ª Dr.ª Fátima Carvalho dentre diversas outras autoridades da instituição portuguesa. Já no Brasil, no gabinete do prefeito de Lages, participaram pela modalidade online a Diretora-Geral em exercício do IFSC Lages, Kathilce Martins Amorim, o professor Dr. Thiago Meneghel,  o presidente do Orion Parque Tecnológico, Valmir Tortelli, o prefeito em exercício do município, Juliano Polese, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Álvaro Joinha Mondadori, o secretário da Saúde, Claiton Camargo de Souza e o empresário Roberto Amaral. “Este é um projeto que cresce de forma muito rápida. Lages fica feliz e faz questão de participar e ser parceira neste processo”, salientou o prefeito em exercício, Juliano Polese.

Sobre o Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo – Lidere

O Lidere foi instituído oficialmente pelo IFSC Lages, Orion Parque Tecnológico e IPBeja em outubro de 2021 e já possuía uma sede em funcionamento em Lages, no Orion Parque Tecnológico. Com a inauguração da sede portuguesa os trabalhos de cooperação científica entre a Serra Catarinense e o Alentejo devem se intensificar.

O objetivo geral do laboratório é realizar pesquisas científicas e atividades de disseminação das informações que promovam o desenvolvimento das empresas nas suas regiões de influência. Na atual sociedade do conhecimento, antes da tomar decisões (seja no setor privado ou na gestão pública) é preciso realizar estudos através de métodos científicos. É a isso que se propõe o Lidere.

Empreendedorismo, gestão de startups, inovação tecnológica, marketing, branding, sistemas inovadores de produção, entre outros, são temas de interesse dos estudos e das consultorias prestadas pelo laboratório.

No segundo semestre do ano passado, com o início de suas atividades, o laboratório já prestou consultoria gratuita parad dez empresas da região serrana de Santa Catarina. Para mais informações sobre o assunto basta acessar: www.lidere.pt

Informações: professor Dr. Thiago Meneghel

Fotos: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

dezesseis − três =