Sessão Solene Personalidade Amiga do Autista – Vereador Bruno Hartmann

Por Luiz Del Moura

Câmara Municipal presta homenagem a pessoas e entidades ligadas a causa do autismo

Abril azul! O mês que reforça a conscientização sobre o autismo foi pauta de diferentes atividades na Câmara Legislativa, entre elas: a Sessão Solene Personalidade Amiga do Autista – Vereador Bruno Hartmann.

A homenagem, idealizada pela comunidade em parceria com o falecido vereador Bruno Hartmann, visa condecorar pessoas e entidades que realizaram ações de responsabilidade social ligadas a valorizar, defender, atender e proporcionar melhor qualidade de vida as pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista.

O evento acontecerá anualmente, com homenageados que se destacarem com ações em prol da causa autista em âmbito municipal, estadual e federal dentro das áreas de assistência social; educação; saúde; esporte; cultura; lazer; trabalho; segurança pública; indústria e comércio.

Durante a noite, os homenageados receberam certificados, além de um totem personalizado para cada. Em 2024, a Sessão foi realizada na noite de quinta-feira, 25 de abril, com 8 homenageados.

A Sessão partiu do Decreto Legislativo 0011 de 2023, de autoria do Vereador Bruno Hartmann. Com o seu falecimento ainda em 2023, a Vereadora Suzana Duarte apresentou o decreto Legislativo 002 de 2024, que dá o nome de Bruno a cerimônia.

A realização da Sessão veio por meio da Mesa Diretora, aprovada pelo Decreto Legislativo 0010 de 2024.

Conheça os homenageados:

Ana Paula Borges

Mãe de Helen, uma autista de 21 anos, Ana também é uma das idealizadoras e administradoras do grupo da Liga Serrana dos Autistas, sempre repassando para as famílias informações atualizadas sobre leis, direitos e eventos. Presta apoio aos pais de autistas, com esclarecimento de suas dúvidas e preocupações, além de repassar indicações de profissionais.

Ana é responsável por abrir um espaço quinzenal no grupo para apresentar os trabalhos e serviços prestados pelos familiares de pessoas com autismo, oportunizando o anúncio de seu negócio com o intuito de ajudar em sua renda familiar. O grupo já tem 542 membros desde a sua criação, no ano de 2020.

Flávio Formento Antunes

Pai de uma menina dentro do Transtorno do Espectro Autista, Flávio participa de forma ativa em eventos ligados a causa, bem como de ações sociais. Lidera um grupo com mais de 50 famílias com crianças autistas na empresa onde trabalha. Também instituiu o programa “Meu Emprego”, que propõe parcerias com empresas para a contratação de pessoas com o transtorno do espectro autista.

Participou ativamente da reconstituição da Associação de Pais e Amigos dos Autistas, hoje a AMA Serra Catarinense, da qual é o presidente. Pela instituição, realizou o lançamento do Mapa do Autismo na Serra Catarinense: pesquisa que consiste em um censo, cujo objetivo é coletar dados a respeito da comunidade autista da região serrana de Santa Catarina. Ainda auxilia o projeto “Mães Empreendedoras”, que visa aumentar a autoestima das mães e pessoas dentro do espectro além de fomentar a renda dessas famílias.

Joziane Muller Ramos

Professora efetiva com 40 anos de atuação na rede municipal de ensino público, Joziane é graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e possui especialização em Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia.

Já atuou como professora, gestora e formadora da rede, participando do início da educação especial no ano de 2002, sendo este o início do processo inclusivo na rede municipal de ensino de Lages. Fez parte da Fundação Catarinense de Educação Especial e possui curso de Terapia Comportamental Aplicada, ABA – Autismo. Sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos, atualmente é professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no polo do Ceim Suzete Conceição Soares Córdova, dando suporte aos professores, familiares e alunos.

Karim Bevervanso Gomes

No ano de 2023, a Clínica Via Neuro realizou três mutirões com valor social para a avaliação de 350 pessoas adultas de diagnóstico tardio de autismo. Além disso, atendem gratuitamente cerca de 50 adultos para o mesmo processo. O total gira em torno de 5.056 sessões de terapias, envolvendo neuropsicologia, neuropsicopedagogia, nutrição, neurometria e psicomotricidade.

A clínica já atendeu quase a totalidade dos estados brasileiros, além do continente norte americano, a Europa e a Ásia com atendimentos virtuais. Administra ainda diferentes redes sociais e busca informar diretamente 35 mil pessoas. Trabalha com orientação para professores em diferentes escolas, em diversas cidades da região serrana e ao lado de profissionais de ponta na área da neurodivergência, palestrando em grandes congressos, ministrando aulas em universidades e lives com importantes influenciadores divulgando informações sobre o autismo.

O Instituto Via Neuro já lançou seu primeiro livro sobre o Transtorno do Espectro Autista e outros dois livros estão previstos para o mês de junho. Pelo trabalho, foram convidados a participar do maior evento de autismo do mundo: a ExpoTEA 2024.

 

Mario de Figueiredo Ramos

Advogado e professor universitário, a jornada de Mario com o Transtorno do Espectro Autista começou com o nascimento de sua filha, Helena Cristina, que teve seu diagnóstico fechado aos 6 anos de idade. Três anos mais tarde, nasce seu segundo filho, Gabriel, que também apresentou padrões de comportamento similares com os de Helena e teve também seu diagnostico fechado, sendo os dois autistas não-verbais.

Mario e sua esposa Josiane fundaram em 2002 a AMA Lages, junto de outros pais de crianças autistas. A Associação de Amigos do Autista focou em estruturar um Centro de Atendimento Educacional Especializado para dar apoio às famílias e pessoas dentro do espectro. Em 2012 Mario se retirou da instituição, que acabou vindo a fechar. Hoje, juntamente com sua esposa, Mario atende seus dois filhos já adultos, com o apoio da Apae Lages.

 

Pamela Correa de Jesus

Há sete anos, Pamela trabalha com educação especial, atendendo diversos alunos. Em 2022 assumiu uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede estadual de ensino, onde teve a oportunidade de conhecer o Transtorno do Espectro Autista mais de perto.

Lá, teve assessoria sobre como trabalhar com as crianças e conhecer um pouco melhor suas rotinas escolares. Atualmente, trabalha com um aluno autista nível 1 e o ajuda com estímulos para fazer as atividades em sala e com a interação social na escola.

 

Roseli Freitas

Formada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia, Roseli foi coordenadora do Serviço de Atendimento Educacional Especializado da Apae de Lages de 2008 a 2011 e diretora na instituição de 2016 a 2022. Hoje ocupa o cargo de conselheira das 12 Apaes da Região Serrana e é representante da Federação Estadual das Apaes de Santa Catarina.

 

Vivian Fátima de Oliveira

Formada na primeira turma de Psicologia da Serra Catarinense, Vivian é professora universitária na Uniplac. Além de docente, trabalhou por quatro anos no setor pedagógico da instituição e desde 2016 é coordenadora do curso de Psicologia. Mestre em Educação, da qual sua dissertação discorreu sobre as “Representações Sociais de Professores de Alunos com Autismo”. Tem pós-graduações em: Educação Especial; Avaliação Psicológica; Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem; Neuropsicologia; Intervenção de Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual e Formação em Intervenção Precoce para Crianças com Autismo baseada no Modelo Denver.

Durante seis anos, Vivian foi presidente da Comissão Institucional de Acessibilidade da Uniplac e coordenou sete edições do Seminário de Inclusão, se tornando membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Há sete anos Vivian coordena o Grupo de Familiares de Pessoas com Autismo e Outras Deficiências e o projeto do CER II. Membro da AMA Serra Catarinense, fez parte da comissão organizadora de dois seminários, além de ser autora de artigos científicos e capítulos de livros sobre autismo, artigos para jornais e revistas, além de realizar palestras sobre autismo e inclusão em todo Brasil.

Em 2023, Vivian e duas sócias, Angrécia e Gessica, fundaram o Instituto Acalento, instituição privada que conta com equipe multiprofissional qualificada e especializada em suas áreas de formação para o atendimento de pacientes com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Fotos: Bruno Heiderscheidt

Julia Adhara – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

19 − 13 =