Atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na atenção primária, na promoção da saúde, visitas domiciliares, mapeamento, orientação, integração, cadastro e especialmente, na mobilização social. São algumas das pautas que estão sendo trabalhadas na Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias.
O treinamento iniciou na manhã dessa terça-feira (08), no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac e se estende até final da tarde. Na quarta e quinta-feira, o treinamento continua com outras equipes abrangendo os 18 municípios da Serra Catarinense. A iniciativa é da Regional de Saúde de Lages, com apoio da Associação de Municípios da Serra Catarinense (Amures).
Profissionais que compõem as equipes multiprofissionais nos serviços de atenção básica à saúde e que desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, são fundamentais para o sucesso das políticas públicas de saúde, especialmente, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Eles desempenham um papel essencial e por isso, essa capacitação que nesse primeiro dia reuniu mais de 200 profissionais e permitirá a atualização de conhecimentos e informações para que possam atender às crescentes demandas da saúde pública.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de comunicação – Amures