A alegria dos alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da Escola Estadual Paulo Blasi, de Campos Novos (SC), ao receberem o certificado de participação no “Plantando para o Futuro: Horta Escolar”, na última semana, demonstra o quanto valorizaram a participação no projeto. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Campos Novos.
O presidente do Sindicato Rural de Campos Novos, Luiz Sérgio Gris Filho, representou o Senar/SC durante a entrega dos certificados e expressou o orgulho em acompanhar as atividades do programa. “O Senar está mostrando que, além de auxiliar o homem do campo, tem o intuito também de transformar e modificar a vida das pessoas. Levar essa ação para a escola visando ensinar e conscientizar as novas gerações sobre o cuidado com o meio ambiente, alimentação saudável e trabalho em equipe, é de extrema importância para o agronegócio catarinense”.
O “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” tem por objetivo promover a educação ambiental de alunos e da comunidade, estimulando o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe. Implementada no ano passado, a iniciativa já contabiliza a participação de várias turmas e centenas de alunos de diversas escolas de Santa Catarina.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou o êxito da iniciativa, que contribui para a formação de cidadãos engajados e promove hábitos saudáveis. “O desenvolvimento do projeto tem sido uma importante ferramenta pedagógica que ajuda a aperfeiçoar competências de planejamento, resolução de problemas, além de incentivar o trabalho voluntário, conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e promover uma alimentação saudável”.
ENTENDA O PROJETO
As atividades do “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” iniciam com teoria, trabalhada de forma lúdica, abordando temas como a preservação dos recursos naturais. Na sequência são organizados os canteiros com utilização dos recursos disponíveis (solo, calcário e adubo orgânico) e, em seguida, os alunos semeiam as sementes de hortaliças e fazem o plantio das mudas.
Após essa primeira etapa do projeto, desenvolvido com a coordenação do Senar/SC, os alunos e seus professores ficam responsáveis pelo manejo posterior da horta. Isso inclui irrigação observando o melhor horário para sua efetivação; retirada de plantas invasoras; controle de pragas; controle do nível de terra em plantas descobertas e colheita que obedece ao período de maturação das hortaliças, realizando a higienização com auxílio das merendeiras. Em seguida, é servida parte da colheita na merenda escolar, o que reforça a alimentação das crianças e proporciona variedade nas opções alimentares. Assim, os alunos aprendem a trabalhar com a terra, produzindo alimentos saudáveis, melhorando sua alimentação e de seus familiares.