Anita Garibaldi e o Programa Gente Catarina para elevar o IDH do município

Por Luiz Del Moura

O município de Anita Garibaldi, segue dando sequência na Agenda de Desenvolvimento Territorial através do Programa Estadual Gente Catarina.

Na última quinta-feira (19), o programa foi apresentado para os representantes dos diversos setores e instituições do município anitense, que formam o Conselho de Desenvolvimento.

O objetivo é aplicar estratégias, que fortaleçam a economia local e melhore a qualidade de vida dos munícipes, por meio da elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O programa Gente Catarina integra diferentes secretarias e órgãos do executivo municipal para trabalhar de forma articulada e integrada no desenvolvimento de estratégias inovadoras de agregação, geração e transformação da riqueza.

Metodologia DEL

A FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) atua no programa Gente Catarina, implementando a metodologia DEL.

A metodologia DEL tem como objetivo aumentar e fortalecer a economia local e construir soluções com ações integradas abrangendo as áreas da Educação, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social e Econômico.

A iniciativa trabalha com uma frente de quatro eixos, que tratam temas como: evasão escolar, mortalidade materna, infantil, precoce e emprego e renda, tendo planos de ação divididos em empoderamento da comunidade escolar, com mapeamento das vocações, fortalecimento da saúde primária, além do monitoramento da violação de direitos.

Em maio, foram entrevistados quase 30 moradores de Anita Garibaldi com perguntas relacionadas ao desenvolvimento do município e, a partir dos resultados, foram elaborados os próximos encaminhamentos.

Os resultados da análise situacional foram apresentados pela consultora da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Joclelia Prechesnilk.

A metodologia que será utilizada no programa visa aumentar a competitividade e a capacidade de transformação de Anita Garibaldi a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos moradores do município. “A classe empresarial e atores não governamentais trabalham juntos para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego nos municípios”. Finalizou Joclélia.

A secretária de Esportes, Cultura, Turismo e Eventos do município, Gislaine do Prado explicou que através de uma ação conjunta os resultados virão. “O intuito é contribuir para a melhoria da vida das pessoas. E é exatamente isso que queremos. A nossa intenção com o Gente Catarina é melhorar a qualidade de vida dos anitenses e assim elevarmos o nosso IDH. O projeto é de extrema importância para nós. Teremos um olhar especial às estatísticas e assim criar métodos a serem trabalhados para melhorar os pontos necessários. Neste encontro já nomeamos inclusive os membros das Câmaras Técnicas para iniciar os trabalhos práticos”. Destacou Gislaine, que além de ser Secretária Municipal, foi nomeada como agente de articulação para o desenvolvimento do programa no município.

Para o prefeito João Cidinei da Silva, a implantação do programa é de extrema importância. “Estamos dando início a um trabalho onde todos devemos nos empenhar para que o desenvolvimento econômico sustentável e a geração de emprego e renda aconteça aqui em Anita Garibaldi. O resultado com certeza será a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse o prefeito.

Leia também

Deixe um comentário

vinte − 11 =