Chegada da Chama Crioula marca o início dos Festejos Farroupilha em Correia Pinto

Por Luiz Del Moura

A Prefeitura de Correia Pinto e comunidade tradicionalista celebram os festejos farroupilha para fortalecer a cultura gaúcha no município.

A cidade de Correia Pinto, deu início às festividades da Semana Farroupilha com um evento memorável: A chegada da Chama Crioula. A centelha foi recolhida da sede do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina na cidade de Lages e trazida para Correia Pinto pelo Prefeito Municipal, juntamente com uma comitiva representando a cultura campeira local.

A cavalgada com a chegada da Chama Crioula aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13 de setembro, e reuniu amigos e admiradores da cultura tradicionalista, que conduziram a chama até o Centro de Eventos Alexandre Júlio, sede do “Acampamento Farrapo”.

O Cerimonial faz reverência às tradições e ao espírito guerreiro do povo gaúcho, reforçando os laços de amizade e união entre os cidadãos de Correia Pinto.

A Prefeitura Municipal de Correia Pinto, por meio da Fundação de Esportes e Cultura, em parceria com a ATACOP, Star Proteção Veicular, Madeireira Atanásio, Arte da Gê, CTG e Estância Nova, tem a honra de anunciar os aguardados Festejos Farroupilha, que acontecerão nos dias 15, 16, 17 e 20 de setembro, com o objetivo de resgatar a rica história e fortalecer a cultura gaúcha em nosso município.

A celebração da Semana Farroupilha é um dos eventos mais emblemáticos do calendário cultural gaúcho, e Correia Pinto se prepara para oferecer uma programação repleta de tradição e alegria. As festividades terão início no dia 15 de setembro e se estenderão até o dia 20.

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, as atrações terão lugar no acampamento Farrapo, situado ao lado do Centro de Eventos Alexandre Júlio. Neste local, os participantes poderão desfrutar de apresentações artísticas, música, danças tradicionais, gastronomia típica, gincana e muito mais, tudo com o intuito de celebrar a tradição gaúcha.

Uma das atrações mais emocionantes dos Festejos Farroupilha deste ano é a competição de Vaca Parada.
Também fará parte da programação a Missa Crioula. Esta celebração religiosa, repleta de simbolismo e tradição, une a fé católica com a cultura gaúcha de uma maneira única. A Missa Crioula é uma oportunidade para que todos os presentes se unam em oração e gratidão, ao mesmo tempo em que celebram as raízes culturais.

Destacamos também que as premiações do concurso de Vitrine CDL – Semana Farroupilha e da Gincana Farrapa serão entregues no dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, na Praça Central de Correia Pinto, encerrando com chave de ouro esta semana tão especial.

Leia também

Deixe um comentário

um × 2 =