COMEÇA O 5º SERRA CATARINA FESTIVAL DE INVERNO 2022

Por Luiz Del Moura

O início do 5º Serra Catarina Festival de Inverno 2022 – etapa São Joaquim ocorreu no dia 01 de julho, na Estação Ice Park montada no pavilhão Nacional da Maçã. Convidados, imprensa e autoridades participaram do evento e celebraram o início dos 62 dias do Festival de Inverno que, tradicionalmente ocorre de 1 de julho a 31 de agosto. Neste ano o Festival oferece mais de 160 atrações, realizadas entre os meses de julho e agosto, em 18 cidades da Serra Catarinense. Em 2022, o Serra Catarina traz como novidade a descentralização do Festival, etapas sendo realizadas nos municípios que integram o evento.

A coordenadora do 5º Serra Catarina Festival de Inverno 2022, Rosani Pocai, destaca que o evento é uma plataforma que garante visibilidade à região. “Em 2018 nós fomos citados pela imprensa nacional como um dos cinco maiores festivais do país, isso sem investimento em mídia ou divulgação. E hoje, unidos, tenho certeza que nos tornaremos o maior e melhor destino de inverno do Brasil”.

Para que isso ocorra, a região investe na ampliação dos equipamentos turísticos. “De 2019 para 2021 a Serra Catarinense teve um aumento de 42% no número de leitos de hospedagem, isso significa que estamos melhorando nossa infraestrutura para bem receber nos visitantes”, diz a turismóloga da Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES), Ana Vieira”.

A Serra Catarinense possui características únicas que destacam a região em nível nacional. “A  Serra é a única região do país que possui quatro produtos com indicação geográfica: os vinhos finos de altitude, o mel de melato de bracatinga, o queijo artesanal serrano e a maçã fuji de São Joaquim”, lembra o assessor especial do governo de Santa Catarina, major Frederick Rambusch.

Em São Joaquim, ocorre o Festival de Inverno de São Joaquim – 2022. O evento foi dividido em quatro estações: Ice Park, Estação do Gelo, Estação Flocos de Neve e Boneco de Neve. “Temos a Ice Park, no Pavilhão da Maçã. Na praça Cezário Moretti vai funcionar a Estação de Gelo onde teremos, pela primeira vez na cidade, uma pista de patinação, além de cinema 8D e do trenzinho do Quim que é o nosso mascote. Tem também a Estação Flocos de Neve na Praça Hercílio Luz e a Estação Boneco de Neve que será realizada na Praça João Ribeiro”, explica a secretária de Turismo de São Joaquim, Adriana Cechinel Schlichting de Martin.

A 22ª Festa Nacional da Maçã – edição especial para o ano de 2022, foi lançada também no dia 1º de julho. O evento ocorre de 7 a 11 de setembro, durante a floração das macieiras. “Nós estamos fortalecendo o turismo regional, seja a Festa Nacional da Maçã, a Festa do Pinhão, os Festivais, do maior ao menor evento, todos são importantes e todos devemos ser defensores dos eventos da Serra Catarinense”, salientou o prefeito de São Joaquim e vice-presidente da Amures, Giovani Nunes.

PROGRAMAÇÃO 5º Serra Catarina Festival de Inverno – 4 a 10 de julho

CONHEÇA E DESFRUTE DAS VINÍCOLAS DE ALTITUDE – Catarinense *Programação permanente

EXPOSIÇÃO LAGES 250 ANOS: DE VILA TROPEIRA A CIDADE – POLO DA SERRA CATARINENSE -Lages até 31/08

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA 100 ANOS DE BOM RETIRO CAMPO DOS PADRES (DÁRIO LINS) – início 04/07

MOTONEVE – Lages – 08 A 10/07

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL – Bocaina do Sul – 09/07

ARRAIÁ DA SERRA – Bom Retiro- 09/07

FESTA E CAVALGADA – Bom Retiro – 09/07 E 10/07

FESTIVAL DE INVERNO ESTAÇÃO DO GELO – São Joaquim- 09 E 10/07

COPA SERRA LITORAL DE VELOCROSS – Bom Retiro 09 E 10/07

ESPETÁCULO TEATRAL VERA FISCHER, Lages  – 09 E 10/07

CONCERTO CANTORUM IN ECCLESIIS – Lages 10/07

Siga o 5º Serra Catarina Festival de Inverno 2022 no Instagram: @festivalserracatarina e fique por dentro de tudo que vai acontecer nessa edição. Você também pode conferir a programação completa no site:  www.serracatarina.com.br.

Sobre o Serra Catarina Festival de Inverno

O Festival de Inverno Serra Catarina foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, em 2016, como alternativa para manter os turistas na região após a Festa Nacional do Pinhão. O objetivo principal do evento é potencializar os segmentos de turismo, comércio e serviços das cidades nos meses de julho e agosto.

Em 2019, última edição do festival que ficou dois anos sem acontecer por causa da pandemia da Covid-19, o Serra Catarina ofereceu cerca de 160 atrações para os mais de 500 mil visitantes que passaram pela Serra Catarinense. A rede hoteleira registrou mais de 50 mil diárias e os locais de alimentação serviram aproximadamente 100 mil refeições.

Por Ediani Outeiro – Catarinas/HubSC comunicação |Imagens: Nilton Wolff

Leia também

Deixe um comentário

5 − três =