Decretada situação de Emergência em Lages devido às chuvas

Por Luiz Del Moura

O Decreto de situação de Emergência autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução e especifica outras providências

O prefeito Antonio Ceron assinou no final da manhã dessa quinta-feira (5 de maio) o Decreto nº  19.542   que estabelece situação de Emergência em Lages devido às chuvas.

Esta decisão técnica foi decidida com base nos relatórios e informações sobre a quantidade de chuva, prejuízos e número de pessoas afetadas com os eventos adversos e que estão sendo repassadas pela Defesa Civil Municipal.

“Nossa prioridade é a proteção das pessoas. Para se ter uma ideia do volume de água que caiu em nossa cidade em um período de 72 horas, do dia 2 até o dia 4 de maio, foram 191,2mm de chuva, ou seja, muita água em um curto espaço de tempo. Já o nível do rio Carahá nessas primeiras horas da manhã se mantém em 5,77 metros acima do que é considerado normal. Nesse momento está sendo registrada uma estabilidade no nível do rio. Tivemos ainda o registro de rajadas de ventos em alguns pontos da cidade com velocidade de até 80km/h”, comenta o prefeito Ceron.

O Decreto de situação de Emergência autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Texto: Ari Junior

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho

Leia também

Deixe um comentário

eight − four =