Estagiário da comarca de Curitibanos cria QR Code para facilitar apresentação em juízo

Por Luiz Del Moura

No balcão de atendimento do cartório da Vara Criminal da comarca Curitibanos tem uma quantidade de pedaços de papel com um QR Code. Desde a semana passada, quem precisa se apresentar em juízo e tem dificuldade para acessar o Balcão Virtual pode contar com essa ajuda. A iniciativa de facilitar o acesso à plataforma foi do estagiário Patrick Bastos de Moraes. Ele criou o código de resposta rápida para agilizar o ingresso no espaço virtual.

No mês de maio, a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional (GMF) disciplinaram uso do Balcão Virtual, plataforma de videoconferência que permite o atendimento remoto ao público, para comparecimento periódico em juízo nas comarcas catarinenses.

Em Curitibanos, cerca de 600 pessoas, apenados em liberdade provisória, condicional, em cumprimento no regime aberto e réus que cumprem medida cautelar e suspensão condicional do processo, devem se apresentar mensalmente na unidade. Algumas delas se deslocam do interior de cidades vizinhas, como Frei Rogério, São Cristóvão do Sul e Ponte Alta do Norte.

A unidade apresenta a elas a possibilidade do comparecimento digital. “Muitas não conseguem compreender a explicação para acessar o Balcão Virtual. Acredito que por serem mais simples e não terem tanto contato com a internet. Porém, a maioria tem um celular com câmera. Foi então que decidi criar, em poucos minutos, um QR Code e disponibilizar no papel para escanearem quando for preciso”, explica Patrick.

Apesar de ter poucos dias de uso, já é possível perceber que a ideia teve boa aceitação. “Quando apresentamos a opção de apenas apontar a câmera para o código e ir direto na sala virtual, as pessoas demonstram satisfação em ter o procedimento simplificado”, conta o estudante do sexto período do curso de Direito e estagiário há pouco mais de um ano na unidade.

O técnico judiciário Cristiano Leonardo Deitos diz que ele e os demais servidores ficaram surpresos com a atitude de Patrick. “Ele criou, por iniciativa própria, algo que pode ser muito eficiente no cumprimento da demanda e, inclusive, servir de referência para outras comarcas”.

Comparecimento Digital Criminal

O atendimento pelo Balcão Virtual é a primeira fase do projeto “Comparecimento Digital Criminal”, coordenado pelo Núcleo V da CGJ. A segunda etapa (fase de estudos), contempla o desenvolvimento de aplicativo institucional capaz não só de executar de forma segura e automatizada os comparecimentos periódicos, mas também de disponibilizar aos jurisdicionados amplo acesso à informação e a todos os serviços judiciais que lhes caiba, de forma personalizada.

Taina Borges – NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Leia também

Deixe um comentário

17 − quatro =