Palmeira em LED: modernização do parque de iluminação pública garante redução de custos

Por Luiz Del Moura

Luminárias de LED serão instaladas em todos os pontos de iluminação pública no centro da cidade

A modernização do parque de iluminação pública de Palmeira iniciou nesta quinta-feira, 22, com a instalação das primeiras luminárias de LED na avenida Roberto Hemkemaier, principal avenida de acesso ao centro do município. Mais modernas, eficientes e com vida útil mais longa, as luminárias baseadas em diodo emissor de luz (sigla LED, em inglês Light-Emitting Diode) consomem até 90% menos energia que as tradicionais lâmpadas a base de vapor de sódio, o que proporcionará a redução nos custos da Cosip.

A instalação das luminárias faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), realizado pela Celesc, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica, com objetivo de estimular o uso consciente da energia elétrica na iluminação pública das cidades catarinenses. O investimento chega a Palmeira através da inscrição do projeto, através do trabalho técnico da área de projetos do município, em parceria com a Amures, via Cisama, sendo o município selecionado na chamada pública da Celesc.

Em Palmeira, serão trocadas 186 luminárias. Destas, 162 serão substituídas ainda em 2022. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos na semana entre o Natal e o ano novo. As 24 luminárias restantes estão em processo de compra pelo Cisama, que está em processo de homologação da licitação, e serão instaladas em 2023.

“Ficamos muito felizes por sermos contemplados. Além de melhorar a iluminação, diminuir o consumo de energia elétrica e a manutenção da iluminação pública de Palmeira, teremos melhorias relacionadas ao meio ambiente. O impacto vai muito além da economia, já que os custos com iluminação pública e com a Cosip devem diminuir entre 80% e 90%. Com as luminárias de LED, a cidade fica mais bem iluminada e nossa expectativa é que diminuam as incidências de falta de iluminação nas ruas”, comemora a prefeita Fernanda Cordova.

Leia também

Deixe um comentário

13 + dois =