Cidades da Serra catarinense dizem que procura aumentou na rede hoteleira por conta da expectativa das baixas temperaturas
A previsão da chegada da primeira onda de frio extremo e chance de neve em Santa Catarina deve atrair mais turistas para a Serra, região do estado com as menores temperaturas. Cidades já sentem a maior procura na rede hoteleira e se preparam com centros de apoio ao turista e cardápios especiais para os visitantes.
A Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures) informou que nos centros de turistas das cidades haverá bebida ou comida quente para recepcionar os viajantes. Confira abaixo como está o planejamento nas principais cidades da Serra catarinense.
São Joaquim
A cidade é localizada a 1.350 metros acima do nível do mar.
A rede hoteleira está com ocupação de 90%. A expectativa para a neve aumentou a procura por hospedagem, embora parte das reservas tenha sido feita antes da previsão, conforme a prefeitura. A tendência é de lotação.
O Centro de Apoio ao Turista, localizado na Praça Cezário Amarante, no Centro , vai oferecer um ambiente com lareira acesa e chá de maçã aos visitantes. A fruta é destaque na produção agrícola de São Joaquim. A prefeitura pretende ampliar o horário do Centro de Apoio ao Turista durante a previsão de neve, conforme a demanda dos visitantes.
Na assistência social, começou na segunda-feira (26) o trabalho de cadastro das pessoas em situação de rua. De acordo com a prefeitura, elas serão depois levadas a um abrigo temporário com colchões, cobertores, alimentação quente e segurança.

Em São Joaquim, a neve geralmente se inicia no Morro do Cruzeiro, localizado a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade, a uma altitude de 1,6 mil metros. Com as condições propícias, a neve atinge também a área urbana.
Bom Jardim da Serra
A cidade fica a uma altitude de 1.250 metros acima do mar.
60% das hospedagens estão lotadas. A prefeitura acredita que até quarta-feira (28) o município esteja com 100% de lotação.
Os restaurantes estão se preparando com cardápios especiais para atender aos visitantes, segundo a prefeitura. Isso é uma ação da iniciativa privada em parceria com o município. As definições dos pratos partem dos bares e restaurantes.
Corpo de Bombeiros, Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil estão prontos para atender as demandas da população, caso haja necessidade, devido às previsões meteorológicas de ventos fortes e queda brusca da temperatura na Serra Catarinense.

Urupema
Reconhecida como a Capital Nacional do Frio, Urupema está com boas expectativas para o aumento no fluxo de turistas. A cidade tem apenas 2,6 mil habitantes e fica a uma altitude de 915 metros acima do mar.
A prefeitura informou que a rede hoteleira está prevendo e preparada para um alto índice de ocupação, com muitos estabelecimentos próximos da capacidade máxima. O Centro de Apoio ao Turista estará aberto e oferecendo orientações, mapas e dicas de passeios. Um dos pontos mais procurados é o Morro das Torres, um dos locais mais altos e frios de Santa Catarina.
A praça central também é um ponto bem visitado por conta do termômetro, que registra temperaturas entre as menores do Brasil.
Urubici
A cidade fica a uma altitude de 915 metros acima do mar. O ponto mais alto do município é o famoso Morro da Igreja, com 1.822 metros A cidade registrou 20% a mais na procura em relação aos fins de semana anteriores, segundo a Secretaria Municipal de Turismo.
Vai nevar mesmo na Serra catarinense?
Conforme o monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina, o estado tem chance de neve e frio intenso em diversas regiões, com as temperaturas mínimas ficando “bem abaixo de 0 °C nas áreas mais elevadas”. O frio chega com força na quarta (28), com a maior chance de neve na quinta-feira (29). A Defesa Civil afirma que acompanha os boletins meteorológicos sobre o tema por se tratar de um evento de difícil previsão.
A última vez que o estado registrou neve foi em agosto de 2024 em Bom Jardim da Serra. Na época, as temperaturas chegaram a 3,93 °C e os visitantes foram às ruas “celebrar” o fenômeno.
Entre quarta e quinta, as mínimas ficam abaixo de 0 °C nessas regiões. Nas áreas mais altas do estado, as temperaturas ficam em torno de 2 °C, e perto de 10 °C no litoral, Vale do Itajaí e Oeste.
Quais cidades mais registram neve em SC?
São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra são as cidades da Serra catarinense que geralmente registram neve. Em entrevista ao g1 em 2023, o meteorologista Marcelo Martins explicou que esses municípios estão em uma posição favorável para o fenômeno:
“A orografia da região, ou seja, vale e montanhas, além da altitude e posição geográfica mesmo, recebe os sistemas frios e chuvosos que vem do polos, que se chocam com o que chegam úmidos e quentes vindos da Amazônia”, resumiu o meteorologista.
Veja fatos sobre as cidades:
São Joaquim
Com uma população de 25.939 habitantes, segundo o Censo 2022, São Joaquim ocupa uma área de 1.892 km², a 1354 metros de altitude, e faz divisa com Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Painel e Lages.
Urubici
Urubici tem 10.834 habitantes, segundo o Censo 2022. A cidade fica a uma altitude de 915 metros. Possui uma área de 1021,371 km². O ponto mais alto do município é o famoso Morro da Igreja, com 1.822 metros.
Urupema
Urupema tem 2.656 habitantes, segundo o Censo 2022. A cidade fica a uma altitude de 1.425 metros. O município tem grande ocorrência de geada, cerca de 50 por ano, conforme a prefeitura. Possui 350.037 quilômetros quadrados de extensão.
Bom Jardim da Serra
Bom Jardim da Serra tem 4.026 habitantes, segundo o Censo 2022. A cidade fica a uma altitude de 1.250 metros. O município tem 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura, conforme a prefeitura. Possui 935.872 quilômetros de extensão.
Por Joana Caldas, g1 SC