Ponte Alta do Norte realiza conferência da assistência social

Por Claudio Santos

Nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, a Administração Municipal e o departamento de Assistência Social de Ponte Alta do Norte realizaram a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, na sede do Centro dos Idosos ¨Antônio Gotter¨. Esta edição teve como tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado”.

Os eixos debatidos na conferência foram: a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades,  financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais, controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários, Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; e  atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

Participaram da conferência o prefeito Ari Bagúio, a primeira-dama Mariza Telles Wolinger, a secretária de Educação Elaine Nassif, a secretária de saúde Maria Salete Lourenço, o secretário de administração Antônio Brocardo (tinco), a diretora da Assistência Social Franciele Alves da Cruz, o diretor da saúde Ariel Sandri Ribeiro, o presidente do conselho de saúde Cristiano Francisco de Oliveira, e membros de entidades organizadas e também a sociedade civil em geral.

“Esta pandemia nos deixou uma situação de desemprego, dificuldades assistenciais, mais famílias com problemas de convívio. A administração municipal tem realizado um trabalho contínuo e sério junto à Saúde, Fundo Social e Assistência Social. É preciso planejar os próximos passos para recompor e ampliar o atendimento social, ouvindo as demandas da população”, explicou o prefeito Ari Bagúio.

A palestra da conferencia ficou a cargo da assistente Patrícia Maia da cidade de Tubarão, na oportunidade foram debatidos temas pertinentes a assistência social do município e também foram escolhidos os delegados para representar o município na conferência estadual, serão eles:

Representantes governamental:

  • Maria Salete Lourenço
  • Mariza Aparecida Telles Wolinger
  • Fabiana Ribeiro de Souza

Representantes Sociedade civil:

  • Cristiano Francisco de Oliveira
  • Andreia Pereira
  • Euda das Graças Santos

Fonte: Assessoria de Imprensa de Ponte Alta do Norte. (Gilberto Ferreira)

Leia também

Deixe um comentário

dezesseis − 5 =