A produção na agricultura e a exploração consciente dos recursos naturais com o cumprimento das normas de defesa do meio ambiente foram assuntos tratados no fim da manhã desta quarta-feira (27 de outubro), ao longo de uma reunião junto ao Poder Executivo Municipal, com participação da empresa Klabin, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No encontro foi detalhado o Projeto Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, desenvolvido por estas três entidades, iniciativa de estímulo a diversas atividades do setor agrícola, visando especialmente à agricultura familiar, com embasamento e respaldo em questões, como proteção de nascentes, de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e reserva legal; conservação de remanescentes florestais; reconstituição de matas ciliares; inserção de reflorestamentos; planejamento na instalação de atividades produtivas, e diversificação da produção agropecuária. Preceitos de assistência ao planejamento e adequação das propriedades à legislação ambiental; resguardo para a melhoria na produção e diversificação produtiva local; recuperação de áreas degradadas e doação de mudas, e atividades de educação ambiental e capacitação de produtores rurais são pilares do Matas Sociais. Já são mais de 510 propriedades atendidas, mais de 210 mil árvores plantadas e/ou doadas e mais de 120 mil hectares restaurados.
Durante as conversações na prefeitura, além dos alinhamentos entre os entes, o mais recente parceiro do Projeto foi apresentado, o Sebrae, a cumprir as partes de gestão e suporte na busca de soluções de projetos para a sua execução, ou seja, amparo administrativo e técnico. “A união entre as instituições é fundamental para se oferecer progresso econômico e social à gestão de negócios aos produtores”, analisa o prefeito Antonio Ceron.
Na pauta, ainda, a relevância do incentivo aos produtores rurais no âmbito de fomentar o Mercado Público Municipal, estrutura a ser reinaugurada ao público no dia 23 de novembro.
População favorecida
A prefeitura de Lages está beneficiada pelo Projeto Matas Sociais. A Klabin é a mantenedora do Projeto Matas Sociais; a Apremavi realiza a distribuição das mudas de árvores aos municípios para impulsionar a ecologia e o acompanhamento técnico; o Sebrae irá oferecer assessoria aos produtores, e a prefeitura influencia em relação ao avanço da mobilização, por intermédio da Secretaria da Agricultura e Pesca. “O Município está lado a lado dos agricultores e das feiras de produtos da agricultura familiar, valorizando a produção de alimentos da época e da região, e pratica suas ações com auxílio das entidades. Por exemplo, o Projeto Frutíferas Nativas conta com a doação de mudas de plantas pela Apremavi, através da Klabin, que fez o repasse. Teremos o projeto de plantas frutíferas nas fazendas de turismo rural, com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, também pela Apremavi, para a Secretaria da Agricultura e Pesca efetivar o plantio”, adianta o secretário da Agricultura e Pesca, Thiago Cordeiro.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Paulo Marques e Greik Pacheco