Rede de proteção à infância faz reuniões mensais no município para discutir casos de crianças e adolescentes em risco

Por Luiz Del Moura

Coação, manipulação e medo. Essa é uma triste realidade vivenciada por crianças e adolescentes vítimas de exploração e violência sexual, para tratar do assunto a rede de proteção à infância faz reuniões mensais para discussão dos casos envolvendo maior risco de crianças e adolescentes na cidade de Campo Belo do Sul e conta com participação da Promotoria de Justiça.

A rede monitora e discute informações dos casos ocorridos no município e conta com a participação da Promotora de Justiça Raíza Alves Rezende, Prefeita Claudiane Varela Pucci, vice Ilzete Pinheiro Tessaro, Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Cras e Conselho Tutelar, a reunião de fevereiro, além da discussão de casos, teve inicialmente a apresentação de um projeto desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Campo Belo do Sul.

O projeto Mapa da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, desenvolvido a partir da verificação de casos de estupro de vulnerável. Segundo a Promotora Raíza, que atua também na parte criminal disse que desde que iniciou na Promotoria de Campo Belo do Sul em 2022, teve a impressão de que na comarca, que abrange também Capão Alto e Cerro Negro, chegavam à rede de proteção muitas notícias de crianças e adolescentes expostos a algum tipo de abuso sexual. No projeto foram levantados dados de todos os casos ocorridos nos três municípios, entre os anos de 2016 à 2022.

Após divulgação de dados na reunião e a justificativa do projeto foi debatido ações necessárias para aperfeiçoar o trabalho e os resultados. Entre as ações estão a elaboração e divulgação da campanha sobre o projeto, materiais explicativos de que qualquer relação sexual com menores de 14 anos é crime, respondendo tanto quem teve a relação sexual, como os pais, se forem omissos no caso. Divulgação em Radio, atividades escolares e atendimento informativo no setor de saúde, dentre outras ações.

Leia também

Deixe um comentário

4 × um =