Serra Catarinense se projeta como destino de bem-estar e inovação, e Bom Jardim se prepara para oferecer essa vivência

Por Luiz Del Moura

O IV Café, Turismo & Prosa, promovido pelo Sebrae/SC e pela Prefeitura de Bom Jardim da Serra reuniu cerca de 150 profissionais do setor e reforçou o papel da Serra como destino de experiências transformadoras, inovação digital e turismo com propósito.

Viajar já é, literalmente, uma forma de tratamento. Em diversos países, o turismo de bem-estar passou a ser indicado por médicos como complemento terapêutico para reduzir estresse, ansiedade e sintomas da depressão. Mas nem todo destino é capaz de oferecer o que esse novo viajante procura: tempo de qualidade, reconexão com a natureza e experiências com significado.

Na Serra Catarinense, essa tendência se transforma em oportunidade. Com altitude, clima ameno, natureza preservada e identidade cultural marcante, a região reúne os elementos ideais para quem busca equilíbrio entre corpo, mente e propósito. Bom Jardim da Serra se prepara com investimentos em infraestrutura, qualificação e regionalização que fortalecem um turismo mais sustentável e acolhedor.

Esse foi o eixo central do IV Café, Turismo & Prosa, realizado na terça-feira (28) no Eco Resort Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra (SC). Promovido pelo Sebrae Santa Catarina e pela Prefeitura Municipal, o encontro reuniu cerca de 150 profissionais do setor entre empreendedores, guias, gestores e educadores para discutir tendências do turismo de experiência, regionalização e inovação digital na promoção dos destinos serranos.

Durante o evento, o especialista Thiago Akira, referência nacional em marketing para o turismo, apresentou a palestra “Marketing Digital para o Fortalecimento da Regionalização”, destacando o papel dos destinos na criação de experiências com propósito. Segundo ele, os destinos precisam ir além da visibilidade e investir em estratégias que convertam engajamento em resultados reais.

De acordo com Akira, o turismo de bem-estar e de ancestralidade cresce justamente por atender à necessidade de reconexão com o essencial tempo, silêncio, contato humano e propósito. “As pessoas estão emocionalmente esgotadas. Em muitos países, viajar já é visto como uma forma de tratamento. O grande desafio dos destinos é mostrar que eles oferecem tempo de qualidade e não apenas lazer. O viajante quer se sentir parte de uma história. Quando o destino comunica isso com clareza, deixa de vender passeios e passa a vender significado”, destacou o especialista.

O turismo segue como um dos grandes motores da economia mundial. No Brasil, o setor responde por 7,7% do PIB nacional e gera mais de 8% dos empregos diretos e indiretos, segundo o Ministério do Turismo. Nesse contexto, o ecoturismo e o turismo de natureza estão entre os segmentos que mais crescem, com projeção de expansão anual superior a 11% até 2033, conforme dados da consultoria IMARC Group.

O encontro mostrou que o turismo, além de movimentar a economia, pode, e deve, ser também uma ferramenta de transformação pessoal, coletiva e territorial. “O evento é uma oportunidade de olharmos juntos para o futuro do turismo regional, unindo forças para inovar, qualificar e valorizar ainda mais o que temos de melhor: nossas belezas naturais, cultura e hospitalidade”, destacou Vanessa Valim Agostini, gestora de projetos do Sebrae/SC.

A programação trouxe ainda palestras inspiradoras. A Agência Canyons do Sul, de Praia Grande (SC), apresentou o tema “O cliente sonha alto. E o destino consegue entregar esse sonho?”, provocando uma reflexão sobre o equilíbrio entre expectativa e entrega no turismo de natureza. Já o empresário Adriano Palma, CEO do Faial Prime Suítes, compartilhou o case de transformação do hotel em Florianópolis, que passou de uma fase pré-falimentar a se tornar referência nacional em gestão inovadora e hospitalidade humanizada.

O prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, ressaltou que o evento reforça o papel do município nesse novo ciclo do turismo serrano.“Bom Jardim vive um momento de amadurecimento. O município está conectando natureza, serviços e pessoas para que o turismo aconteça de forma organizada e sustentável”, afirmou.

_Por Catarinas Comunicação
Assessoria de Imprensa Sebrae/SC – Regional Serra || Texto e fotos: Lizzi Borges*

Leia também

Deixe um comentário