Summit Cidades reúne mais de 7.000 participantes no primeiro dia de evento

Por Luiz Del Moura

Com mais de 7.000 participantes no primeiro dia, o Summit Cidades 2025 teve início nesta terça-feira (24), em Florianópolis, reunindo gestores públicos, lideranças, especialistas, empreendedores e representantes da sociedade civil de todo o país. O evento, realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), entre outras instituições se consolida como um dos maiores encontros sobre cidades inteligentes e inovação pública da América Latina e o maior do segmento no Brasil.

De acordo com o CEO do Summit Cidades e superintendente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Marcelino Ito, a qualidade dos palestrantes e a importância dos temas mobiliza mais participantes a cada ano. “É nas cidades que os desafios se apresentam – e é nas cidades que surgem muitas das soluções. Conectar gestores e especialistas para essa troca de conhecimentos gera conteúdos e resultados muito ricos, que podem transformar realidades nos municípios”, declarou Marcelino.

Uma das palestras mais aguardadas do evento, do ex-presidente da República Michel Temer, atraiu centenas de participantes e lotou todos os palcos simultâneos do Summit Cidades. Ele abordou o tema “A Constituição Federal e o Brasil de hoje”. Em sua fala, destacou o papel central dos municípios no pacto federativo e defendeu uma maior descentralização de recursos e responsabilidades. “São os municípios que fortalecem o Estado, e o Estado que fortalece a União. Essa é a verdadeira concepção federativa. A origem dos Estados e da União está na figura do município”, afirmou.

Prefeitos da Amures ocupam os palcos do Summit Cidades

Prefeitos e lideranças políticas de praticamente todo Estado foram convidados para palestrar e abordar diferentes temas no evento. Da Serra Catarinense, o prefeito de Bocaina do Sul, presidente do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), João Eduardo Della Justina foi o primeiro a subir no palco, esta terça-feira (24).

O prefeito bocainense abordou o tema: Justiça Restaurativa em Bocaina do Sul, no espaço reservado para assuntos relacionados a Políticas Públicas. Já o prefeito de Urutici, Leandro de Souza Corrêa, abordou o tema: Território, Turismo e Crescimento: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável, no palco Territórios Urbanos.

A prefeita de Lages, vice-presidente da Fecam, Carmen Zanotto, subiu no palco Políticas Públicas para abordar o tema: Prefeitas de Santa Catarina: Trajetórias de vida e na política. Em todos os espaços, os prefeitos dividiram a temática com outros convidados e foram aplaudidos pela plateia.

Nesta quarta-feira (25), o prefeito de Urubici retorna para uma nova palestra. Desta vez Leandro de Souza Corrêa abordará o tema: Desafios na Gestão Municipal, previsto para às 17 horas no Palco Políticas Públicas. E nesta quinta-feira (26), a prefeita Carmen Zanotto também sobe ao palco às 10 horas para trabalhar o tema: Mulheres na Gestão Pública: Protagonismo com Inovação e Visão de Futuro.

Texto: Onéris Lopes
Assessoria Comunicação Amures

Leia também

Deixe um comentário