O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, e o 15º Batalhão de Bombeiros Militar (15º BBM), de Rio do Sul, pretendem implantar uma de área de prevenção e combate a incêndios florestais.
Na última quarta-feira, 17, o diretor-geral da Udesc Lages, Clóvis Eliseu Gewehr, recebeu o comandante do 15º BBM, tenente-coronel Jefferson de Souza, para tratar do projeto. A intenção do batalhão é ter uma unidade demonstrativa voltada para treinamentos de combate a incêndios florestais.
A proposta é instalar a unidade na Fazenda Experimental da Udesc Lages (Fecav), localizada a 25 quilômetros do centro da cidade. “É de interesse do CAV firmar parcerias com instituições públicas e privadas, com o propósito de desenvolvimento da nossa sociedade”, diz o diretor-geral.
O projeto leva em consideração a relevância da atividade florestal na Serra Catarinense e, também, a grade curricular do curso de graduação em Engenharia Florestal da Udesc Lages, na qual está incluída a disciplina de combate a incêndios.
“É importante treinar as pessoas para a prevenção de possíveis catástrofes ambientais”, diz Gewehr. “O projeto, além de qualificar nossos estudantes, servirá como base para ações de extensão na área de incêndios florestais”.