“Precisamos melhorar nossos índices educacionais com um trabalho de colaboração entre os Municípios da Serra Catarinense”. A afirmação é da prefeita de Urupema, Cristiane Muniz Pagani, que participou da abertura do “IV Seminário Regional de Educação para a gestão de eficácia”, nessa terça-feira (15).
O seminário no Centro de Eventos de Urupema, contou com a presença de 160 participantes de toda Serra Catarinense, além de convidados dos municípios de Pouso Redondo e Vargem. O evento faz parte do movimento regional coordenado pelo Programa Educação Municipal do CISAMA na formação e atualização de Secretários(as) de Educação, Diretores de Escola e Coordenadores Pedagógicos dos Sistemas Municipais de Ensino.
Neste novo ciclo da política municipal, a conquista da Gestão Democrática Eficaz depende, acima de tudo, da capacidade de planejamento, diagnóstico, definição de prioridades, formação continuada dos profissionais da educação a partir de evidências e construção coletiva de planos de intervenção pela Secretaria Municipal de Educação.
A palestrante Maria Cristina Lindstron do Aprende Brasil, especialista em Política Pública Educacional, ressaltou a necessidade dos(as) Secretários(as) de Educação analisarem com suas equipes, os indicadores educacionais disponíveis dos seus Municípios, como o Painel do ICMS Educação do TCE/SC e os dados do SAEB/IDEB de 2023, para que possam identificar possíveis fragilidades e problemas locais.
Segundo o Coordenador do Programa Educação Municipal, Professor Carlos Eduardo Moreira, “está definido um modelo de gestão para Educação Municipal que combina a capacidade de consolidar os instrumentos da gestão democrática com a análise de resultados oficiais de aprendizagem por meio de evidências”.
No período da tarde, formou-se uma roda de conversa para aprofundar temas que foram tratados durante a palestra, destacando-se as expectativas dos(as) novos(as) Secretários(as) Municipais de Educação em relação ao seu trabalho e as formas de utilização dos resultados das Avaliações em Escala da Educação Municipal pelas Secretarias de Educação e Diretores Escolares.
Fonte/fotos: Cisama