Prefeitura de Campo Belo do Sul realiza o “Dia D” do Novembro Azul em prol da saúde masculina

Por Luiz Del Moura

No último sábado, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Belo do Sul promoveu com sucesso o “Dia D” do Novembro Azul, na sexta (24), uma iniciativa dedicada a conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.

O evento, totalmente voltado para a saúde masculina, ofereceu uma série de atividades educativas e cuidados com a saúde do homem. Entre as principais ações realizadas, destacam-se palestras informativas, distribuição de materiais educativos, aferição da pressão arterial, realização do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), coffee break, apresentações musicais ao vivo, serviços de corte de cabelo e até mesmo a distribuição de mudas de árvores frutíferas. O evento teve a parceria com a Florestal Gateados e Sicoob.

Vale ressaltar que as ações em prol da saúde dos homens não se limitam ao “Dia D”, sendo uma prioridade constante ao longo do ano. A proposta é sensibilizar e conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção do Câncer de Próstata, com uma ênfase especial durante o mês de novembro. O câncer se for diagnosticado no início as chances de cura são maiores.

De acordo com dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata figura como a segunda doença mais comum entre os homens. Sua incidência é mais prevalente em indivíduos com mais de 65 anos. Dada a natureza muitas vezes assintomática dessa enfermidade, é crucial intensificar os esforços de conscientização, uma vez que os pacientes frequentemente descobrem a doença em estágios mais avançados.

A Prefeita Claudiane Varela Pucci falou sobre o evento “Em Campo Belo do Sul, nossa prioridade é a saúde e bem-estar da comunidade. O ‘Dia D’ do Novembro Azul reflete nosso compromisso em conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Agradeço a todos que participaram e reforço a necessidade de cuidarmos da nossa saúde juntos. Unidos, construímos uma cidade mais saudável e acolhedora para todos.”. Comentou Claudiane.

Leia também

Deixe um comentário

vinte − 5 =