O secretário executivo da Associação dos Municípios da Serra Catarinense – Amures, Walter Manfroi, foi um dos palestrantes no Summit Cidades 2024. No CentroSul em Florianópolis, ele integrou a programação desta quarta-feira (26), no painel de Desenvolvimento Econômico do palco Barcelona. Ele apresentou o material intitulado Marca Serra Catarinense: Identidade Visual da Região.
O evento, que tem como proposta capacitar seus participantes e potencializar o desenvolvimento dos municípios, contou com feira de negócios, coworking, apresentações de cases, workshops, treinamentos e palcos interativos.
Walter Manfroi explicou que o setor turístico será o grande impulsionador do desenvolvimento sustentável e que a adesão à marca Serra Catarinense será fundamental para promoção de produtos e serviços. “A adesão a esta marca ocorre de forma gradual. Pelo site da Amures, o interessado tem a opção de solicitar a autorização para uso da mesma, sem nenhum custo”, explicou, lembrando que pelo menos 30 empresas já aderiram ao uso da logomarca em seus produtos.
Ele também falou sobre o Selo Serra Catarinense Sustentável; Rota do Cicloturismo da Serra Catarinense; Programa Conhecendo a Serra Catarinense: uma jornada educativa; e destacou os atributos da marca Serra Catarinense. “Temos plena consciência de que a implementação dessa marca vai demandar um longo tempo. Isso será importante para amadurecermos e aprimorarmos ainda mais nossa identidade”, descreveu.
Nessa edição, o Summit Cidades reuniu cerca de 5 mil pessoas e os debates aconteceram em áreas como mobilidade urbana, turismo, educação, sustentabilidade e segurança pública.
Texto: Onéris Lopes