Lançado em Lages o Programa Saúde da Mulher para garantir exames de mamografia e ultrassonografia

Por Luiz Del Moura

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, lançaram na manhã desta sexta-feira (3) o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher, que conta com a Unidade Móvel Saúde da Mulher. A solenidade aconteceu no hall de entrada da Secretaria de Turismo, no calçadão da Praça João Costa, em razão da chuva.

O caminhão atenderá os 18 municípios da Serra Catarinense, oferecendo exames de mamografia e ultrassonografia. A carreta possui equipe multiprofissional e já está em funcionamento, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. O principal objetivo do programa é atender pacientes que aguardam na fila do Sistema de Regulação, conforme a ordem de inscrição.

A prefeita Carmen Zanotto agradeceu ao governador Jorginho Mello pelas ações voltadas à saúde em todo o Estado. “Nós, da Serra Catarinense, temos fila nesses dois exames e fazemos um apelo para que as mulheres não deixem de se cuidar. O Estado está promovendo o diagnóstico precoce para salvar vidas”, destacou.

Segundo o secretário Diogo Demarchi, a Unidade Móvel percorrerá todas as regiões do Estado com o objetivo de reduzir a demanda reprimida de mamografias de rastreamento e ultrassonografias de mama. “Temos a expectativa de realizar mais de 43 mil exames, em parceria com os municípios, chamando as mulheres para o rastreamento, garantindo diagnóstico precoce, início imediato do tratamento e qualidade de vida. O diagnóstico precoce salva vidas”, afirmou.

Com investimento mensal de aproximadamente R$ 1 milhão, serão disponibilizadas duas unidades móveis. Cada uma está equipada com mamógrafo e aparelho de ultrassom e contará com equipe multiprofissional formada por médico radiologista, técnico em radiologia e técnico de enfermagem.

Vários prefeitos da Serra Catarinense acompanharam o evento, entre eles: Ademar de Morais (Cerro Negro), Lúcia Ortiz (Correia Pinto), Helena Schild de Oliveira (Bom Retiro), Alice Pessoa (Bocaina do Sul) e Henrique Menegazzo (Anita Garibaldi).

Texto e fotos: Onéris Lopes

Assessoria de Comunicação | Amures

Leia também

Deixe um comentário