Queda no número de autuações no primeiro mês do sistema de fiscalização do videomonitoramento

Por Luiz Del Moura

Desde sua implantação, no início do mês de março, até esta quinta-feira (30) o sistema de videomonitoramento, através das 187 câmeras, emitiu um total de 176 autuações

O trânsito urbano de Lages tem um moderno sistema de controle, seja da área azul para estacionamento rotativo, ou de infrações, controlado por uma Central de Monitoramento, e ainda a fiscalização veicular, feita por veículo equipado com câmeras e Agentes Autoridade de Trânsito.

Desde a implantação do sistema de videomonitoramento, feito em parceria com a Polícia Militar, com suas 100 câmeras e outras 87 da Diretran, houve significativa redução no número de autuações, ressalta o executivo da Diretran, Newton Silveira Junior. É tanto que desde o início do mês de março, quando o sistema entrou em operação, até esta data, foram emitidas 176 autuações.

Significativa redução

“Tivemos uma redução de mais de 50% no número de autuações”, salienta o executivo de Trânsito. Ele comenta ainda que o estacionamento em vaga reservada para carga/descarga é o principal motivo das notificações oriundas do videomonitoramento. Em segundo lugar está a falta de cinto de segurança e o terceiro é o uso de película escura no vidro dianteiro do veículo.

Área Azul

Já na Área Azul, o número de irregularidades continua alto, com cerca de 1.500/mês.

Multas

Caso o motorista seja multado, ele pode recorrer, ressalta Newton Silveira. Nesse caso ele deve se dirigir à Diretran, que funciona no piso superior do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, para as providencias através de recurso.

Novos equipamentos

Mas além do sistema de videomonitoramento por câmeras, a Diretran vai investir também em equipamentos, com destaque para os “furões”, as lombadas eletrônicas e o radar móvel. “Esses três sistemas de controle de trânsito deverão estar funcionando em breve em Lages, pois já estão em fase de licitação”, finaliza o executivo da Diretran.

O Furão registra através de imagem veículos infratores que excedam a velocidade limite da via, avançam sobre a faixa de pedestres na mudança do sinal luminoso, invadem a faixa exclusiva, transitam em horário e/ou local proibido e evadem a faixa determinada para ele. Este equipamento reduz consideravelmente as ocorrências de desrespeito a legislação no local monitorado.

As lombadas eletrônicas funcionam a partir de sensores, devidamente espaçados e colocados na via, que determinam a velocidade dos carros.

Utilizados para coibir os excessos ao volante e proporcionar um trânsito mais seguro, os controladores de velocidade podem ser fixos ou móveis.

Nesse segundo caso, o funcionamento de um radar permite flagrar veículos acima do limite estabelecido para a via mesmo a grandes distâncias.

Fotos e texto: Milton Barão

Leia também

Deixe um comentário

1 × três =