O Mapa Estratégico do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 em Urubici, um projeto da Polícia Militar de Santa Catarina, com desenvolvimento da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, está na fase de consolidação com os novos membros das Câmaras Técnicas e do Comitê Gestor e servirá como guia para a implementação de políticas públicas nos próximos quatro anos. O plano prevê ações voltadas à redução da violência, preservação da ordem pública e ao desenvolvimento social entre 2025 e 2029.
O planejamento estruturado do município permitirá que as ações de prevenção e combate à violência sejam implementadas de forma coordenada e fundamentada em dados concretos. O Mapa Estratégico não apenas estabelece objetivos, mas também cria um caminho para que Urubici continue avançando, com projetos de longo prazo que garantam um crescimento sustentável e a ordem pública na cidade.
“A construção do Mapa Estratégico nos dá um norte para continuar desenvolvendo políticas públicas eficazes, sempre com base em dados e na participação ativa da sociedade. O foco é tornar nossa cidade ainda mais segura, tanto para moradores quanto para os visitantes que chegam todos os anos”, afirma Lara Perdigão, agente de articulação do Protótipo Alpha no município.
Outros projetos estão sendo estruturados em Urubici para atender diferentes setores da sociedade. A cidade, que já é um dos destinos turísticos mais procurados do país, tem investido na integração entre ordem pública, desenvolvimento econômico e inclusão social.
Com um fluxo crescente de visitantes, e investidores que acreditam no potencial construtivo do município, o Poder Público, Polícia Militar e sociedade civil unidos e engajados podem tornar Urubici ainda melhor para morar, visitar e fazer negócios. O Protótipo Alpha desempenha um papel fundamental nesse processo, atuando de forma preventiva e promovendo a busca contínua por soluções inovadoras para fortalecer a segurança e o bem-estar da população.
Esse avanço é possível graças ao apoio da gestão pública, que tem recebido as ações do projeto e está na fase de indicação de técnicos e gestores das pastas envolvidas no projeto para apoiar a ampliação das ações e garantir a dinamicidade dos projetos já em andamento, bem como daqueles que estão em fase de estruturação.
Os voluntários de diversos setores têm impulsionado projetos e iniciativas locais que promovem educação, cultura e prevenção à violência, fortalecendo os laços comunitários e contribuindo para uma cidade mais segura e acolhedora para moradores e visitantes.
O projeto Amor & Limites leva palestras sobre drogas, bullying e violência doméstica para adolescentes, além de distribuir uma cartilha informativa sobre a proteção das mulheres. O Movimentos Urubici aposta em atividades esportivas e culturais para afastar os jovens de situações de risco, incentivando o desenvolvimento social. No mesmo viés vem o Festival de Pipa. “A prevenção e a conscientização são fundamentais para tornar Urubici uma cidade cada vez mais segura e acolhedora”, destaca o Sub-comandante do Grupo PM Urubici, sargento Diego Américo de Mattos.
Os avanços dessas ações, bem como a apresentação do Mapa Estratégico do Protótipo Alpha, serão compartilhados com a comunidade durante o Fórum do Protótipo Alpha, que será realizado neste mês de fevereiro. O evento será aberto ao público e será uma oportunidade para que todos conheçam os resultados alcançados e contribuam com sugestões para o futuro da cidade.
Como participar do Protótipo Alpha?
O Protótipo Alpha é um projeto aberto à participação da sociedade, e qualquer pessoa pode se envolver ativamente nas ações que estão sendo desenvolvidas. Moradores, empresários, educadores e representantes da sociedade civil podem contribuir participando das Câmaras Técnicas (CTs) ou até mesmo como voluntários em projetos desenvolvidos pelo projeto. Quem desejar colaborar pode acompanhar as atualizações nos canais oficiais da Polícia Militar @pmsclages6bpm ou comparecer ao Fórum do Protótipo Alpha, no dia 20 de fevereiro, das 14h às 16h, onde será possível entender melhor as estratégias e se engajar nas transformações que estão tornando a cidade um lugar mais seguro e organizado para todos.
Por Comunicação Protótipo Alpha