Semana Farroupilha: Chama Crioula marca a abertura de um evento que une os Centros de Tradição Gaúcha e homenageia Anita Garibaldi

A programação da Semana Farroupilha 2021 se estende até o domingo abrangendo artesanato, oficinas, dança e muita música. Algumas das apresentações também fazem parte das devolutivas do edital Chico de Assis (Lei Aldir Blanc em Lages)

Por Luiz Del Moura

Iniciou nesta quinta-feira (16 de setembro) a edição 2021 das comemorações da Semana Farroupilha. Neste ano, os organizadores buscaram a homenagem para Anita Garibaldi e seu bicentenário. A ação é uma promoção da Prefeitura de Lages por meio da Fundação Cultural (FCL), com apoio da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e com a ação conjunta dos agentes culturais dos CTG’s, a 1ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcha do Estado de Santa Catarina (MTG-SC/1ª RT), ALCAT (Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista) e Chácara Bom Jesus.

As atividades iniciaram na tarde da quinta-feira com o translado da Chama Crioula da sede do MTG-SC, passando pelo parque de exposições Conta Dinheiro e com chegada à Chácara Bom Jesus, sede dos eventos da Semana Farroupilha em Lages. Às 20h, autoridades, tradicionalistas, agentes culturais da cultura gaúcha e amantes da arte campeira estiveram reunidos para a abertura oficial do evento e para as apresentações de dança com Mario Arruda do CTG Barbicacho Colorado, em uma devolutiva do Edital Chico de Assis da Lei Aldir Blanc, e muita música regional com o Grupo Trinnca.

Representando o prefeito Antonio Ceron, o superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Giba Ronconi, em seu discurso disse que a partir de agora o envolvimento dos Centros de Tradição Gaúcha fica ainda mais evidenciada através de parcerias como a Semana Farroupilha. “A realização da edição deste ano mostrou muita união de todos os setores envolvidos, mais uma vez temos a comprovação que conseguimos realizar com a ajuda de todos, desde a iniciativa privada, passando pelas entidades representativas e seus agentes culturais”, diz.

Chama Crioula simboliza o amor pela arte e manifestações gaúchas

Diretamente da Coxilha Rica, o senhor Valdo Xavier de Paula, de 80 anos de idade carregou a lança com o lenço vermelho no pontal durante o translado da Chama Crioula até à Chácara Bom Jesus. A cena é representativa e remete aos bravos lanceiros negros da Revolução Farroupilha, e para a fotografia, Valdo faz pose de herói e de uma pessoa que tem orgulho da tradição. Direto e assertivo Valdo diz de cima de seu cavalo: “Sempre participei da cavalgada da Chama Crioula e acho tudo muito bonito”.

Já na Chácara Bom Jesus, ao final da cerimônia de abertura, a Chama Crioula foi entregue pela representante da setorial serrana de cultura popular e vice-presidente da 1ª Região Tradicionalista, Sueli Dors e João Telles, diretor cultural do MTG, ao superintendente da FCL, Giba Ronconi que formalizou a passagem da Chama para o casal anfitrião da Chácara Bom Jesus, Ana e Eliziário Vieira.

Programação continua até domingo (19) com encenação cancelada

A programação da Semana Farroupilha 2021 se estende até o domingo abrangendo artesanato, oficinas, dança e muita música. Algumas das apresentações também fazem parte das devolutivas do edital Chico de Assis (Lei Aldir Blanc em Lages). O público também poderá acompanhar a exposição “História, fatos e fotos do Bicentenário de Anita Garibaldi” promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Lages. Porém, devido ao mau tempo, a encenação em homenagem a Anita Garibaldi foi cancelada, a ideia dos organizadores é apresenta-la durante a Semana de Lages no mês de novembro.

Veja a programação:

17/09 – sexta-feira:

9h – Acampamento Farroupilha;

20h – Apresentações culturais com o CTG Planalto Lageano;

21h30 – Show com Éder Goulart.

18/09 – sábado:

9h – Laçada de Vaca Mecânica;

14h às 18h – Amostra cultural do Prendado e coordenadoria do 1º RT Tradicionalista do MTG-SC, mostra Erva Mate, trajes, brinquedos e brincadeiras antigas;

Tertúlia com os artistas:

Zetti Gaúderia

Daniel Silva

Gabriel Maculan

Arthur Castilhos Ramos Senem

Arrison Santos

Douglas Silva Moraes

Guilherme Couto de Moraes

Andre Luiz Alano Alves

15h – Gineteada, provas de rédea e laçada de Vaca Mecânica;

18h15 – Projeto Tropeando Versos, mostra de declamação com integrantes dos CTG’s;

19h – Tertúlia Livre;

20h30 – Apresentações culturais com CTG Anita Garibaldi;

21h30 – Show Trança de Cordas.

19/09 – domingo:

11h – Show com Paulinho Guazzelli;

14h às 18h – Tertúlia Livre e Apresentações culturais, mostras e oficinas. Amostra cultural do Prendado e coordenadoria do 1º RT Tradicionalista do MTG-SC;

Participação dos CTG’s e apresentação dos artistas:

Cristiane Capistrano Alves Chardozinho

Franciele Souza Blugoslawski

Fabricio de Souza Blugoslawski

Brenda Machado de Matias

Guilherme Cenci

Zetti Gaúderia

Alisson Santos

Gabriel Machado Lins

15h – Gineteada, provas de rédea e laçada de Vaca Mecânica;

19h – Apresentação CTG Tauras da Serra;

20h – Gravação do Programa Oh de Casa – Bia Mello;

21h – Encerramento das atividades.

*a programação poderá sofrer alterações

*todos os protocolos de segurança no combate ao corona vírus estão sendo seguidos

Texto e fotos: Fabrício Furtado

Leia também

Deixe um comentário

19 − doze =