Nota Teatro Marajoara

Por Luiz Del Moura

Nota:

Na última sexta-feira, 21 de outubro de 2022, uma decisão judicial autorizou ao Município de Lages o acesso ao Teatro Marajoara para a retirada do patrimônio público que lá está. Desde a atitude intempestiva e arbitrária da proprietária do espaço, que fechou o acesso com correntes com o contrato de aluguel ainda vigente, os bens como piano, equipamento de iluminação e sonorização e outros estavam inacessíveis.

A decisão judicial reestabelece questões importantes, deixando claro que não há qualquer dívida por parte do município, e que a atitude da proprietária foi inadequada. E outras questões, ainda mais importantes, surgem agora.

Durante mais de 20 anos, o Teatro Marajoara permaneceu locado ao Município de Lages. Ao seu valor cultural inegável, desde sua inauguração em 18 de novembro de 1947, e de seu reconhecimento como Catedral do Cinema, acrescentou-se o valor histórico de teatro próprio da municipalidade, abrigando espetáculos, festivais e eventos que encantaram gerações.

O valor do Teatro Marajoara para Lages pode ser medido de muitas formas, e uma delas é o tombamento oficial como patrimônio histórico do município através da resolução nº 003/97. Em respeito a essa importância, a relação das diversas administrações municipais que responderam como locatárias do espaço com a empresa proprietária sempre foi harmônica, com as partes entendendo que o Teatro Marajoara é uma bandeira de cidade.

Os fatos recentes mostram que a relação de harmonia entre as partes não existe mais, embora o poder público tenha buscado o diálogo diversas vezes. E isso acelera a necessidade de se discutir como preservar e assegurar que o Teatro Marajoara continue sendo uma casa de cultura, que seja acessível a todos os lageanos e continue encantando a todos como faz desde 1947.

A Prefeitura e a Fundação Cultural de Lages entendem que esse debate precisa ser aberto e construtivo, eis que é interesse público. E por isso, convida aos interessados, em especial ao setor cultural, para discutir o assunto nesta terça-feira, dia 25 de outubro de 2022, às 14h30, no auditório, no Cine Teatro da Praça da Cultura (Pracinha do CEU – ao lado do Ginásio Jones Minosso, no bairro Universitário).

Prefeitura de Lages – Fundação Cultural

Leia também

Deixe um comentário

cinco × quatro =