Cerro Negro sedia primeira capacitação de professores multiplicadores do turismo

Por Luiz Del Moura

A primeira de três capacitações para multiplicadores do projeto Turismo nas Escolas – “Conhecendo a Serra Catarinense: uma jornada educativa” agendadas para essa semana, aconteceu nessa segunda-feira (03) em Cerro Negro. Nesse dia, 17 professores foram habilitados para ser multiplicadores de escolas públicas dos sistemas de ensino municipal e estadual de educação.

O treinamento aconteceu numa sala de capacitação do Centro de Eventos de Cerro Negro e a assessora de turismo da Amures, Ana Vieira, falou da parceria entre as assessorias de turismo e educação dos municípios da Serra Catarinense com o Senac, através do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama.

“É especialmente graças a emenda da deputada estadual Ana Caroline Campagnolo no valor de R$ 299.998,97 e contrapartida dos municípios de R$ 4.290,48 que esse programa está se viabilizando”, reconheceu Ana Vieira. Ao todo, estão inscritos 238 professores dos anos iniciais, ensino fundamental e médio para serem os multiplicadores do projeto de turismo.

Cada treinamento tem oito horas de carga horária e a aplicação do conteúdo acontece por polo. Nesse primeiro em Cerro Negro, também participaram os professores de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul e Capão Alto. Nessa terça-feira (04), acontece a segunda capacitação de multiplicadores no Centro de Eventos de Urupema, com participação de professores de Bom Retiro, Bom Jardim da Serra, Painel, Rio Rufino, São Joaquim e Urubici.

Na quarta-feira (05), a capacitação será no Centroserra, em Lages, com professores locais e dos municípios de Bocaina do Sul, Correia Pinto, Otacílio Costa, Palmeira, Ponte Alta e São José do Cerrito. Esse programa está alinhado ao Plano Regional de Turismo da Serra Catarinense e integra diversas ações com experiências enriquecedoras e educativas para professores e estudantes de escolas públicas.

O professor e coordenador Educacional do Senac, Maickon Albuquerque, deu as boas-vindas aos participantes do treinamento. “Este é um programa no fomento ao turismo regional e que pode ser peça estratégica na transformação da economia regional, através da educação. É algo totalmente inovador e desafiador”, comentou.

Pela manhã, o especialista em Turismo e Hotelaria e coordenador da Instância de Governança da Região Turística da Grande Florianópolis, Mario Aleixo Corrêa da Motta (Marinho), fez uma contextualização sobre turismo. A professora Fabiana Roeder apresentou as cartilhas individuais e à tarde, a capacitação continuou com atrativos municipais e estratégias de pesquisas e metodologias ativas para multiplicação das cartilhas.

Essas capacitações de professores têm como foco atividades social, ambiental, cultural e econômica para o turismo, além de trabalho, sustentabilidade, limpeza urbana e rural e integração regional.

Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures

Leia também

Deixe um comentário

cinco × 4 =