Momento de tirar do caderno antigo da avó aquela receita especial, com cheiro de infância e sabor de história, e colocá-la em evidência
Degustações em experiência autêntica, saúde e cultura. No dia 12 de junho de 2025, o Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini será o espaço voltado a uma das tradições mais saborosas da Serra Catarinense: O Concurso Gastronômico do Pinhão de Lages. A partir das 14h, chefs amadores e amantes da boa culinária poderão apresentar suas receitas com um ingrediente especial e obrigatório: O pinhão. A entrega dos pratos deverá ocorrer a partir das 13h, respeitando o horário de organização e preparação do evento.
A competição, que já faz parte do calendário gastronômico da cidade, é uma forma de reconhecer a criatividade dos lageanos, resgatar receitas afetivas e fortalecer a identidade cultural da região. O Concurso Gastronômico do Pinhão de Lages 2025 é promovido pela Prefeitura de Lages, por intermédio das secretarias do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
Instrumento de reverência cultural. “O Concurso Gastronômico é, acima de tudo, uma celebração da nossa cultura, em que o pinhão se transforma em símbolo de criatividade, memória e identidade. É uma experiência que une inovação e afeto em torno de um dos sabores mais queridos da Serra Catarinense”, avalia a prefeita Carmen Zanotto.
Ao complementar a abordagem da prefeita, a secretária Municipal do Turismo, Ana Vieira, enfatiza o papel do evento na promoção do turismo regional. “Uma forma de promover nossa cultura e atrair olhares à riqueza da nossa gastronomia. O pinhão representa tradição, regionalidade e potencial turístico para Lages e toda a Serra.”
O pinhão: símbolo da Serra e potência nutricional
Ícone da terra lageana e da Serra de Santa Catarina, o pinhão vai muito além do paladar. Nascido da araucária, árvore símbolo da região, é um expoente nutricional. Rico em fibras, potássio, minerais e ácidos graxos, como ômega 6 e ômega 9, ajuda a manter o bom funcionamento do intestino, reduz o colesterol e contribui para a saúde cardiovascular.
Ao lado de todos os seus benefícios à saúde, o pinhão também movimenta a economia local, fonte de renda a centenas de famílias de Lages e região serrana, principalmente durante a safra.
Como participar do Concurso
As inscrições ao Concurso Gastronômico do Pinhão estão abertas até o dia 30 de maio às 17h30, e podem ser feitas por qualquer pessoa da região de Lages ou dos municípios da Amures. Para participar, é necessário preencher o formulário, em Concurso Gastronômico do Pinhão – , informando dados da receita, como, ingredientes utilizados, técnica de preparo, rendimento e demais informações relevantes à avaliação pelos jurados. Os pratos podem ser doces ou salgados, desde que contenham pinhão entre os ingredientes.
Critérios e estrutura do evento
A competição contará com três jurados por modalidade (doce e salgada). Os pratos serão avaliados com notas inteiras de 0 a 10, seguindo critérios, como:
- Apresentação
- Aparência
- Criatividade no uso do produto típico
- Sabor
- Resgate histórico da receita
Cada participante deverá entregar duas amostras do prato: Uma para exposição (inteira) e outra já fracionada, para degustação dos jurados.
No dia do Concurso, os participantes contarão com um espaço dentro do Mercado Público para sua organização, aquecimento dos pratos e realização dos ajustes finais. Cada concorrente deve levar seus próprios utensílios e materiais de apresentação.
Uma receita, muitas memórias
Mais do que uma competição gastronômica, o Concurso do Pinhão significa um reencontro com as raízes. Momento de tirar do caderno antigo da avó aquela receita especial, com cheiro de infância e sabor de história, e colocá-la em destaque.
Cada prato apresentado carrega mais do que ingredientes: Demonstra o afeto, tradição e os saberes passados de geração em geração – que agora ganham nova vida na mesa e no coração de quem prova.
Texto: Leonardo Machado
Artes: João Francisco Custódio Maciel