7
O seminário “Horta e Compostagem em Ambientes Escolares”, idealizado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), será realizado em Lages, na próxima quarta-feira (24), das 8h às 17h30, com programação para escolas da rede pública e privada, mas também aberta à participação da comunidade.
0 evento vai ocorrer no auditório Flávio Krebs Ramos, localizado no prédio do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As inscrições são gratuitas, neste link Escola do Legislativo.As atividades do seminário serão ministradas pelo Engenheiro Agrônomo e Mestre em Educação Júlio Maestri, colaborador no Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro); pela idealizadora do projeto Escola Lixo Zero, professora Fabiana Nogueira, e pelo professor Germano Guttler, que integra o Departamento de Agronomia da Udesc Lages e atualmente coordena o projeto Lixo Orgânico Zero.
Aprender a lidar com o alimento que vem da terra e a compostagem, com respeito à natureza estão entre os principais objetivos do seminário, programado para ocorrer em várias regiões, numa parceria do mandato do deputado Marquito com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de SC, que entregará certificado de participação ao final do evento. Em março, no município de Itajaí, aconteceu a primeira edição do seminário em 2025 e contou com ampla participação da comunidade escolar.
Os próximos seminários serão em Criciúma (15 de maio), Florianópolis (21 de agosto) e Chapecó (2 de outubro). Durante a programação do seminário, serão desenvolvidos conteúdos para os participantes aprenderem como construir uma horta pedagógica e compostar os resíduos orgânicos. Também serão apresentadas inspirações e técnicas variadas para transformar a gestão desses resíduos.
Sustentabilidade
“Com esse seminário, vamos promover o que acreditamos, que é o ensino de técnicas relacionadas com hortas e compostagem para toda a comunidade escolar”, informa o deputado Marquito. Ele defende que as escolas são espaços fundamentais na construção do lúdico, de estimular a sensibilidade e trocar informações “para refletir de que forma podemos instituir essas atividades como políticas públicas, fortalecendo a aproximação do ser humano com a natureza.” Engenheiro agrônomo e ambientalista, Marquito tem uma trajetória reconhecida por desenvolver um trabalho a respeito da consciência ambiental e preservação da natureza. Quando foi vereador, em Florianópolis, aprovou a Lei da Compostagem (número 10.501, de 08 de abril de 2019. Em seu primeiro artigo, a lei institui “a obrigatoriedade da destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos orgânicos por meio dos processos de reciclagem e compostagem”.
O professor Germano Güttler, da Udesc, um dos ministrantes do seminário, comenta que “o tema do evento é uma das bases da tão almejada e necessária sustentabilidade das cidades brasileiras.” Para ele, a educação ambiental voltada para a geração de alimentos saudáveis dentro do ambiente urbano, utilizando resíduos orgânicos que seriam encaminhados para o lixo, “é uma garantia de que o futuro sem lixo é uma certeza, não uma opção”. Ele cita que “Lages tem o orgulho de ser uma das cidades com os menores índices, em todo o país, de resíduos orgânicos no lixo que é coletado. E só chegou nesta condição porque milhares de famílias aprenderam compostagem a partir das escolas que ensinam as crianças, os adolescentes e os jovens dentro das unidades de ensino. É um grande case de sucesso em se tratando de compostagem voluntária domiciliar e institucional”.
Programação:
7h30 – Credenciamento com cafezinho de boas-vindas
8h30 – Abertura
9h – Palestra: Pedagogia da Autonomia e Escolas Lixo Zero.
11h – Workshop – Sensibilização e Prática:” Por Dentro da Compostagem”
12h – Almoço
13h30 – Recredenciamento
14h – Palestra: Método Lages de compostagem
15h – Palestra: Horta Pedagógica – Ampliando os Sentidos
17h – Encerramento.
Serviço:
Seminário “Horta e Compostagem em ambientes escolares”
Quando: 24 de abril, das 08h às 17h30
Onde: auditório Flávio Krebs Ramos, localizado no prédio da Agronomia da Udesc Lages ( Av. Luiz de Camões, 2090 – Conta Dinheiro, Lages – SC)
Ministrantes: Coordenador Urbano do CEPAGRO Júlio Maestri; Profª. Fabiana Nogueira e Prof. Germano Guttler.