Prefeitos preparam reivindicações para entregar ao governador pelo Programa Santa Catarina Levada a Sério

Por Luiz Del Moura

Os prefeitos da Amures discutiram em assembleia na manhã dessa sexta-feira (25), os preparativos para receber o governador Jorginho Mello que estará em Lages, dia 8 de maio pelo Programa Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas. O macro encontro para apresentação das ações do governo na região, deve acontecer pela manhã no auditório do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), onde são esperadas mais de 300 pessoas.

A tarde, o governador receberá cada prefeito da Serra Catarinense com suas reivindicações específicas. O local das reuniões individuais, ainda não foi definido. Os encaminhamentos dos encontros estão sendo acompanhados pela prefeita de Lages, Carmen Zanotto e pela assessora especial da Casa Civil do governo na Serra Catarinense, ex-prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova.
As reuniões dos prefeitos com o governador e secretários de Estado, terá como ênfase o compromisso do Governo do Estado em investir em obras estruturantes da Serra Catarinense, como a conclusão da pavimentação da Serra do Corvo Branco, continuidade das obras da SC-370 entre Urubici e Rio Rufino, complexo turístico da Serra do Rio do Rastro e dentre outras, a continuidade de ligação asfáltica dos acessos às vinícolas.

Cada prefeito deve apresentar ao governador, suas demandas locais com projetos específicos e estimativa de valor. Segundo Carmen Zanotto, será muito importante no encontro aberto, a participação de vice-prefeitos, vereadores, entidades e sociedade civil em geral. “Inclusive obras inacabadas podem receber aporte de recursos do governo. Essa mobilização mostrando força e união dos municípios será estratégica para recebermos os recursos necessários para nossos municípios”, reiterou a prefeita de Lages.

A presidente interina da Amures, prefeita de Urupema, Cristiani Pagani, sugeriu inclusive, a montagem de uma cesta de bens e serviços com produtos típicos de cada município para entregar ao governador. “Vamos mostrar nossas identidades locais e pedir ao governador que atenda nossas reivindicações”, disse Cristiani Pagani.

A assembleia dos prefeitos aconteceu na sala de reuniões do Mercado Público. Foram tratadas, ainda, pautas como agenda prévia de Assembleias da Amures para 2025, unificação de pontos facultativos dos municípios baseada em portaria do Governo do Estado, exigências de licenciamento e análise periódica da água dos poços artesianos e ainda foi feito, o convite para 7ª Festa do Peão Laçador, de 7 a 11 de maio, pela prefeita de Correia Pinto, Lucia Ortiz, o vice-prefeito, Casemiro de Liz, a rainha Anne Gabriele Boll dos Santos e a 2ª princesa Natalie Ribeiro.

Lages recebe reconhecimento pelo Programa de Eficiência Energética

Durante a reunião, a prefeita Carmen Zanotto recebeu uma placa de reconhecimento pela adesão ao Programa de Eficiência Energética da Celesc, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, Governo do Estado e a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Foram substituídas em Lages até agora, 1.045 luminárias de LED, através do Programa de Eficiência Energética.

Os bairros contemplados foram Araucária, Promorar, Área Industrial e Santa Cândida. Além das luminárias, foram trocados braços, fiações e conexões, num investimento de R$ 1.640.126,66 pela Celesc e contrapartida da prefeitura de R$ 61.051,25. Todo material retirado recebeu descarte de forma ecologicamente correta e foram realizadas, ainda, palestras nas escolas dos bairros sobre economia de energia e segurança.

A placa foi entregue a prefeita pelo presidente do Cisama, prefeito de Bocaina do Sul, João Eduardo Della Justina e pelo coordenador do programa pelo Cisama, Edson Pites. Nos assuntos do Cisama, ainda foi tratado sobre o Programa de Castração de Cães e Gatos e o assessor especial da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) para Serra Catarinense, João Cidinei da Silva, falou sobre o andamento das obras da Serra do Corvo Branco e da SC-370, entre Urubici e Rio Rufino.

Nas pautas do Consórcio de Saúde – Cisamures, foi debatido mais uma vez a falta de pacientes nas consultas e exames. A ideia será criar um protocolo dos faltosos cadastrados para diagnosticar o problema e criar soluções específicas. O presidente do Cisamures, prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, também comentou sobre o andamento para implantar a Central de Distribuição de Medicamentos, que deverá baratear ainda mais os custos para os municípios.

Texto/fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação Amures

Leia também

Deixe um comentário

catorze − onze =