Destaques de Lages são celebrados na Câmara com a medalha Licurgo Costa

Por Luiz Del Moura

A noite de 23 de novembro foi especial para Lages que, através da proposição dos vereadores e das vereadoras do Poder Legislativo Lageano, conferiu a 12 pessoas e entidades uma das maiores distinções do município: a medalha “Embaixador Licurgo Costa” – honraria que premia representantes com reconhecimento local em diversas áreas de atuação.

Instituída na Câmara de Lages em 2002, na gestão do então presidente Jacinto Bet, a medalha reverencia à memória do embaixador, advogado, escritor e jornalista lageano Licurgo Ramos da Costa. Após 17 anos de hiato, a iniciativa foi resgatada pelo atual presidente, Jean Felipe (Progressistas), e pelo diretor do Legislativo Municipal, Alfredo Nogueira. A intenção é que a medalha seja concedida anualmente durante a semana de aniversário de fundação de Lages, comemorado em 22 de novembro.

Os homenageados em 2022 foram: área científica/tecnológica – Núcleo de Desenvolvimento Digital (NDD); comunicação social – Adilson Oliveira; cultural – Mário Arruda; desportiva – Associação Voleibol Feminino de Lages (Avofel); educacional – Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires; empresarial – Maurílio Marin (Supermercados Alvorada); gestão pública – Eroni Delfes Rodrigues; meio ambiente – Germano Güttler; religiosa – Dom Guilherme Werlang; saúde – Hospital Nossa Senhora dos Prazeres; segurança – 2º Comando Regional de Polícia Militar; e social – Claudionei Peixer, da Casa Amarela.

Casa cheia no Plenário Nereu Ramos da Câmara

A sessão solene mobilizou a equipe de colaboradores da Casa do Povo e foi acompanhada por mais de uma centena de pessoas. A transmissão da TV Câmara acompanhou a chegada dos homenageados, que deram entrevistas antes do início da solenidade, de seus convidados e das pessoas que prestigiaram o evento. Toda a cobertura da solenidade pode ser assistida em nossa página no Facebook.

O presidente Jean Felipe ressaltou que a medalha Licurgo Costa é a maior honraria do Legislativo Lageano. “Sinto-me lisonjeado em resgatar esse reconhecimento a pessoas e empresas que batalham diariamente pelo crescimento da nossa cidade. É uma honra reconhecer esse trabalho”, discursou. Ele espera que o ato solene seja mantido nas próximas legislaturas.

Jean Felipe fez menção especial ao senhor Maurilio Marin, responsável por lhe dar a primeira oportunidade de emprego, no Supermercado Alvorada, quando tinha 16 anos. “Hoje estou aqui, como presidente do Poder Legislativo Lageano, podendo entregar a maior honraria deste poder para o senhor. Este é um dia muito importante para mim, como pessoa, como cidadão, como menino que cresceu no bairro Popular e conseguiu ser o chefe de um poder”.

No encerramento da solenidade, o bispo dom Guilherme deixou sua benção à Câmara e aos presentes. O líder da Igreja Católica destacou que a prestação de serviços à comunidade é o que aproxima todos os homenageados. “Prestar serviços é a nossa missão. Não para buscar honrarias, mas naquilo que faz o ser humano ‘ser humano’ e nos distingue de toda a criação”. O bispo diocesano também desejou que os vereadores e vereadoras possam governar com justiça e sabedoria. “Que esta Casa de Leis seja um exemplo primeiro da justiça aos mais necessitados e fragilizados para que a vida seja digna para todos”, disse.

Os homenageados de 2022

Área Científica/Tecnológica: Núcleo de Desenvolvimento Digital (NDD)
Fundada em 2004 por Valmir Tortelli, a NDD nasceu do sonho de transformar negócios por meio da tecnologia e criatividade. A empresa conta com 550 colaboradores, em Lages, pel o Brasil, Estados Unidos, México e Europa, além de estar presente comercialmente em mais de 30 países.

Área de Comunicação Social: Adilson Oliveira
Membro há 32 anos do Sistema Catarinense de Comunicação (SCC), Adilson Silveira de Oliveira já atuou como operador de som, repórter e hoje apresenta na Rádio Clube os programas Clube Comunidade, A Hora da Corneta e Comando na Clube. Também criou e desenvolveu projetos que beneficiam diversos bairros da cidade.

Área Cultural: Mário Arruda
Coreógrafo, dançarino, instrutor de dança e produtor cultural com 50 anos de experiência, Mário Sergio Arruda Antunes é dirigente do Centro de Tradição Gaúcha Barbicacho Colorado e diretor do Grupo de Projeção Folclórica “Barbicacho Dança Show”. Coordena e foi um dos idealizadores da “Sapecada da Canção”, um dos maiores festivais de música nativista do país, realizada durante a Festa Nacional de Pinhão.

Área Desportiva: Avofel
Criada em 2011 com o objetivo de proporcionar acesso a prática de vôlei para meninas e mulheres, a Associação de Voleibol Feminino de Lages fez surgir muitos talentos para o esporte no município. O projeto também oportuniza a preparação física das atletas, bem como à participação em diversos eventos esportivos locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a sociabilidade, amadurecimento emocional e psicomotor para uma geração d e meninas.

Área Educacional: Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires
A unidade Lages foi a primeira extensão do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires a instalar-se fora da capital. Conta com uma equipe de profissionais militares e civis que atende 394 estudantes nos ensinos fundamental e médio, além de projetos extracurriculares nas modalidades de voleibol, futsal, jiu-jitsu e música. O CFNP presta serviço educacional e social a toda comunidade, tendo como objetivo proporcionar a formação integral e o desenvolvimento das potencialidades do educando, bem como o preparo para o exercício da cidadania.

Área Empresarial: Maurílio Marin (Supermercados Alvorada)
Nascido em 1938, na cidade gaúcha de Antônio Prado, Maurilio Marin começou a trabalhar com 12 anos de idade. Se mudou para Lages em 1951 para trabalhar com agricultura. A história do Supermercado Alvorada iniciou no ano de 1968, hoje em dia, conta duas lojas e totaliza 160 funcionários, promovendo a geração de empregos e renda no município.

Área de Gestão Pública: Eroni Delfes 
Secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues tem mais 30 anos de atuação na área de segurança pública, administração e controle financeiro. Ex-militar, recebeu oito condecorações em duas décadas de serviços prestados à sociedade.

Área de Meio Ambiente: Germano Güttler
Engenheiro agrônomo, Germano Güttler atua como professor efetivo do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV-Udesc). É doutor em Ciências do Solo, com ênfase na Compostagem de Resíduos Orgânicos. É coordenador do projeto “Lixo Orgânico Zero”.

Área Religiosa: Bispo Dom Guilherme
Dom Guilherme Antonio Werlang entrou no Seminário dos Missionários da Sagrada Família com 12 anos. Após décadas de estudos, sua ordenação presbiteral ocorreu no município de São Carlos-SC, em 1979. Foi membro da Comissão do Mutirão da Superação da Miséria e da Fome da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (C NBB) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz (atual C.E.P. para a Ação Sociotransformadora). No ano de 1999 foi nomeado bispo da Diocese de Ipameri-GO pelo papa João Paulo II. Em 2018 foi nomeado pelo papa Francisco o quinto bispo de Lages.

Área da Saúde: Hospital Nossa Senhora dos Prazeres
Criado em 1901 pelas irmãs da Divina Providência, que atendiam os doentes em suas residências e os mais necessitados eram hospedados na casa das irmãs. Em 1915 foi oficializado como o primeiro hospital da região: de Caridade Nossa Senhora dos Prazeres. Desde 2019, a direção do HNSP é comandada por um grupo de profissionais da saúde. Conta hoje com 150 leitos, sendo 20 de UTI adulto e 14 na ala do acidente vascular cerebral. Possui 170 médicos, 557 funcionários e é o único serviço hospitalar adulto gratuito de urgência e emergência gratuito 24h.

Área de Segurança: 2º Comando Regional de Polícia Militar
Sediado em Lages, abrange 32 municípios dos planaltos norte e serrano do estado de Santa Catarina. É responsável pelo policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, além do planejamento e coordenação dos batalhões e companhias de polícia militar.

Área Social: Claudionei Peixer
Fundador do Instituto Casa Amarela, Claudionei Peixer é acadêmico em Ciências Políticas e tem vasta experiência em direitos das crianças. Com quase uma década de serviços prestados à comunidade, o Instituto Casa Amarela fornece suporte a crianças em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social, além da valorização e proteção aos idosos e doentes. Nos últimos três anos, entregou quase 200 toneladas de alimentos sem dispor de recursos públicos.

Acesse o álbum de fotos da sessão.
Para conhecer mais sobre Licurgo Costa e os homenageados de anos anteriores, acesse.

Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages)

Everton Gregório – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

3 × 3 =