Cisamures inicia nova fase com digitalização total e reconhecimento facial para atendimento em saúde

Por Luiz Del Moura

O Consórcio Interfederativo de Saúde da Região da Amures – Cisamures está pronto para iniciar uma nova etapa em sua atuação, marcada pela digitalização total de processos, eliminação de documentos físicos e pela implantação do sistema de reconhecimento facial no atendimento ao público.

A nova estrutura digital será implantada em breve e tem como objetivo tornar os serviços mais ágeis, seguros e transparentes, beneficiando diretamente os cidadãos dos 28 municípios consorciados. O consórcio passa a operar sem papel, do agendamento de consultas à regulação de exames, tudo será realizado por meio eletrônico, com rastreabilidade completa.

A grande inovação, é o sistema de reconhecimento facial que será utilizado no momento do atendimento. Com essa tecnologia, há a garantia de identificação segura do paciente, evitando fraudes e permitindo uma triagem mais rápida nos pontos de atendimento. “O reconhecimento facial traz segurança extra, ao mesmo tempo que agiliza o processo de entrada do paciente. A pessoa chega ao local, faz o check-in digital com o rosto e já pode ser direcionada ao serviço desejado. É menos fila, menos espera e mais confiança”, explica a diretora executiva do Cisamures, Beatriz Bleyer.

Outra novidade, é a guia eletrônica de atendimento, que substituirá os tradicionais formulários físicos utilizados para marcação de procedimentos. Com a digitalização, os municípios terão acesso em tempo real ao sistema, permitindo o agendamento e acompanhamento de consultas e exames. “A guia eletrônica reduz significativamente o tempo de resposta ao cidadão. A equipe de regulação consegue agir com mais eficiência, e o paciente é atendido em menos tempo”, diz Beatriz.

Sustentabilidade e economia

Além dos ganhos operacionais, a iniciativa também traz impactos positivos no meio ambiente e nas finanças públicas. A eliminação do uso de papel e impressões em massa representa economia significativa de recursos e redução dos impactos ambientais das atividades administrativas do consórcio.

“Apostar em tecnologia também é uma forma de cuidar do planeta e do dinheiro público. O que deixamos de gastar com papel, deslocamentos e retrabalho, podemos reinvestir em saúde para a população”, completa o presidente do consórcio e prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar.

Com a implementação deste novo modelo, o Cisamures se consolida como referência estadual em inovação na saúde pública regionalizada, servindo de exemplo para outros consórcios e municípios que buscam modernizar sua atuação com foco na eficiência, transparência e qualidade no atendimento ao cidadão.

Fonte: Cisamures
Fotos: Onéris Lopes

Leia também

Deixe um comentário

15 + 14 =