Núcleo de Educação Especial e Inclusiva, da Secretaria Municipal da Educação, recebeu a visita de um grupo de profissionais de escolas e da Secretaria da Educação de Bocaina do Sul. Durante o encontro, as profissionais trocaram experiências e conheceram mais sobre o trabalho que vem sendo implementado em Lages
Durante a visita, as profissionais do município vizinho trocaram experiências e conheceram mais sobre o trabalho em implantação e implementação em Lages. As educadoras vivenciaram a importância das formações continuadas, o modo de orientação dos professores de apoio e a forma de organização da rotina da sala de aula e de acolhimento das crianças no ambiente escolar, além de recursos e materiais didáticos utilizados para a construção de um espaço de ensino mais inclusivo.
Valorização da passagem das educadoras de Bocaina do Sul. “A visita das profissionais para conhecer o trabalho que está sendo realizado na Educação Especial e Inclusiva em nosso município nos orgulha e traz muita felicidade. É uma evidência de que, sob a coordenação da prefeita Carmen Zanotto, estamos no caminho certo para transformar a realidade da educação não apenas em Lages, mas na região como um todo”, enfatiza o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira.
Para a coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva, da Secretaria da Educação, Josiane Muller Ramos, o encontro foi amplamente proveitoso. “Percebemos que nossas colegas começaram a caminhada da maneira correta, de forma assertiva. Alguns materiais que demonstramos durante o Seminário Regional sobre Autismo já foram implantados no município de Bocaina do Sul. Mesmo de maneira informal já estávamos contribuindo sem saber”, relata Josiane.
A diretora da Escola Básica Municipal (EBM) Padre Theodoro Bauschulte, de Bocaina do Sul, Diully Amarante, destaca o objetivo principal da visita. “Hoje viemos para uma troca de experiências. Nosso intuito é entender um pouco mais como está ocorrendo a Educação Inclusiva no município de Lages para podermos colocá-la em prática no nosso município. Trazemos nossas angústias e anseios para trocar experiências e conseguirmos sucesso nesta jornada que é intensa, mas, no final, gratificante”, frisa Diully.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Iago Matias