Startups catarinenses têm oportunidade gratuita de pré-aceleração no Inova Contestado Lab

Por Luiz Del Moura

Serão selecionadas até 20 startups, que terão acesso a mentorias, capacitações, oficinas e acompanhamento especializado ao longo de cinco meses

O Inova Contestado Lab abriu inscrições para startups interessadas em participar do seu programa gratuito de pré-aceleração. A iniciativa busca impulsionar negócios inovadores nas áreas de Indústria 4.0, Gestão de Pessoas e Gestão de Processos.

O programa é uma realização do Centro de Inovação Inova Contestado e do Instituto de Inovação e Empreendedorismo de Caçador (I2EC), com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio do Edital 40/2024, em parceria com a Laminados AB e a Temasa, e conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e execução da TXM Methods, utilizando a metodologia TXM Business.

Serão selecionadas até 20 startups, que terão acesso a mentorias, capacitações, oficinas e acompanhamento especializado ao longo de cinco meses. Além disso, as equipes poderão utilizar o espaço colaborativo do Centro de Inovação e contar com uma rede de apoio formada por especialistas e indústrias parceiras. O programa será realizado de forma híbrida, com atividades online e encontros presenciais no município de Caçador.

Para o presidente do I2EC, Junithi Ueda, o Inova Contestado Lab é uma iniciativa importante para o desenvolvimento regional, pois cria uma ponte direta entre startups e algumas das maiores referências da indústria madeireira de Santa Catarina e do Brasil. “Estamos falando de empresas consolidadas, com atuação nacional e internacional, que acreditam no potencial da inovação aberta e aceitaram abrir suas portas para a construção conjunta de soluções para os desafios reais enfrentados no dia a dia da indústria. Para as startups, é uma oportunidade concreta de validar ideias, ganhar tração e crescer a partir de demandas reais do mercado”, diz.

Ele ressalta a importância do fomento da Fapesc, que por meio de editais como o 40/2024, viabilizou a realização deste programa. “Estamos muito felizes de liderar esse movimento e confiantes no potencial de transformação que ele representa”, pontua.

A gerente executiva da FIESC da Regional Centro Norte, Graziela Pereira da Silva, avalia que a iniciativa é um esforço coletivo em prol do desenvolvimento, crescimento e inovação do setor de base florestal de Caçador. “Temos muito orgulho em sermos os articuladores desse movimento, que já se transformou em um símbolo para nossa regional. Programas de incentivo à Inovação como os desenvolvidos em parceria com o Inova Contestado estão completamente alinhados com os valores do nosso tratado. Queremos seguir sendo promotores da inovação para nossas indústrias, levando cada vez mais tecnologia e soluções”, reforçou.

Já a CEO da TXM Methods, Lucia Cristiana Ribas Gomez, destaca que trata-se de uma oportunidade única para que empreendedores organizem seus negócios, validem suas propostas e ampliem as chances de sucesso em fases futuras de aceleração e captação de investimentos. “O programa foi pensado para oferecer capacitação técnica em conjunto com acesso a mentores experientes e a uma rede de conexões estratégicas. Nosso objetivo é criar um ambiente favorável para que ideias inovadoras se transformem em negócios sustentáveis e competitivos”, diz.

As inscrições ficam abertas até 19 de outubro, pelo site https://editais.txm-methods.com/inova-contestado-lab

A divulgação das startups selecionadas será feita até 30 de outubro, e a abertura oficial do programa está marcada para 7 de novembro de 2025.

Leia também

Deixe um comentário