A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, é uma das parceiras do projeto Tio Cesar Bairros. Esta ação tem o objetivo de combater a pesca predatória que acontece na represa do Salto Caveiras e também de conscientizar a população sobre a preservação do lago e suas espécies.
Neste sábado (11 de dezembro), no Recanto do Baú, localidade de Ilhota, no Distrito do Salto Caveiras, o grupo de amigos pescadores, idealizadores do projeto, reuniu todos os apoiadores desta ação ambiental e realizou a soltura de 1.730 alevinos, sendo 1.400 traíras, 100 jundiás e 230 carpas.
O diretor de Piscicultura, da Secretaria de Agricultura e Pesca, Nelson Beretta, esteve presente no ato e destacou que a Prefeitura auxilia neste projeto com o assessoramento técnico para o desenvolvimento das espécies na represa. “Este é um projeto sério e muito importante. A comunidade se uniu e estamos aqui, com os demais apoiadores, para fomentar esta iniciativa de preservação ambiental”, explica Beretta.
O projeto
De acordo com o coordenador do projeto, Fabio André Posselt Scorsatto, a ação tem como finalidade repovoar o rio Caveiras e chamar a atenção da comunidade e das autoridades sobre a pesca predatória que acontece em toda a extensão do rio. O projeto teve início no ano passado e já foram realizadas duas ações, a terceira neste último fim de semana. “Esta é uma iniciativa da comunidade do Salto Caveiras, mas estamos em busca de novas parcerias para que sejam realizadas outras ações em prol do meio ambiente”, afirma Fabio.
O grupo Tio Cesar Bairros
O grupo conta com mais de 80 integrantes de todo o Estado, cidades como Blumenau, Rio do Sul e do litoral, como Porto Belo. Já foram soltos mais de 3.300 alevinos (já contabilizada a ação deste sábado).
Outros apoiadores do projeto são a Associação de Moradores do Salto Caveiras, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Epagri, Polícia Militar Ambiental e Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages (Simproel), além de empresas privadas que patrocinam as ações.
Texto: Ari Junior/Colaboração de Aline Tives
Fotos: Ari Junior