Inserção do jovem no mercado de trabalho e cenários da economia foram temas de palestras em Brunópolis

Por Luiz Del Moura

As palestras propiciadas pelo Sebrae Serra contemplaram a programação da 2ª Feira de Negócios no município do Meio Oeste

O município de Brunópolis, no Meio Oeste, teve acesso a duas importantes palestras oferecidas pelo Sebrae Serra, através do Programa Cidade Empreendedora, durante a realização da 2ª Feira de Negócios da Associação Empresarial de Brunópolis (FENAEB), entre os dias 09 e 10 de setembro. Numa delas, a palestrante Déborah Bastos abordou o tema Inserção e Preparação dos Jovens para o Mercado de Trabalho. O segundo tema, Cenários e Tendências Econômicas foi trabalhado pelo professor universitário Gilberto Luiz Maschio.

No tocante aos principais desafios que o jovem enfrenta no mercado de trabalho, a palestrante Déborah Bastos abrevia que a questão envolve a falta de experiência e pela formação ainda não concluída. O tema levou em conta o apontamento de caminhos que possam contornar as dificuldades, a partir da informação de qualidade e jurídica. Segundo relata, podem fazer a diferença na atitude, além de trabalhar melhor o planejamento em torno do objetivo. “Na medida em que as atitudes são antecipadas, há também motivação para que se alcancem coisas que façam sentido na busca do campo de trabalho”, reforça Déborah.

O professor Gilberto Luiz Maschio ao contribuir com o tema “Cenários e Tendências Econômicas”, apresentou um panorama amplo, no tocante aos conceitos básicos dos indicadores econômicos, sobre os cenários setoriais e a economia catarinense. Destacou a perspectiva atual e futura do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Produto Interno Bruto (PIB), além da variação da taxa Selic, com reduções, até 2026, entre outros indicadores. Também abordou detalhadamente sobre os principais cenários para a indústria, comércio, construção civil, serviços, agropecuário e internacional. Encerrou a palestra com a explanação profunda sobre os números econômicos de Santa Catarina.

Feira de Negócios

O evento foi destinado ao comércio local e a empresas da região, ocasião em que reuniu compradores, vendedores e fornecedores. A 2ª Feira de Negócios se transformou numa vitrine para a amostragem de produtos e serviços, visando o desenvolvimento do município. O objetivo de dar mais visibilidade e divulgar o comércio local foi atingido. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de trocar informações, conhecimento, negócios, inclusive, diversão. Em resumo, durante dois dias, o evento consolidou a participação direta dos personagens da cadeia produtiva da região.

Por Assessoria de Imprensa

Leia também

Deixe um comentário

dezesseis − treze =